Estratégia de Remuneração (Total Compensation)
Estratégia de Remuneração (Total Compensation) e seu Papel na Atração, Retenção e Engajamento
Mercure Moema – 07 de Março 2013
Contextualização
A melhoria socioeconômica brasileira tem trazido novos desafios na gestão de pessoas:
– “apagão de talentos”: 62% das empresas alegam ter enfrentado problemas de escassez de mão de obra em 2011. [1]
– dificuldade na retenção: 56,7% apontam dificuldades para reter os funcionários. [2]
– aumento na rotatividade: de 43,6% em 2004 para 49,4% em 2009. [3]
A rotatividade entre os mais jovens – entre 15 e os 20 anos teve aumento de 73,5% nos últimos dez anos. [4]
Para os administradores e profissionais da área de RH, não é tarefa fácil decidir sobre alterações no Sistema de Remuneração para reter e engajar a força de trabalho – reduzindo custos associados a rotatividade e ao mesmo tempo, garantir o retorno do investimento – traduzido em vantagem competitiva.
Este programa analisa a abordagem de “Total Compensation” como estratégia a ser utilizada para fazer frente aos desafios contemporâneos na atração, retenção e engajamento dos profissionais brasileiros.
Um ponto que merece destaque nesse processo é o alinhamento – ou seja, o Sistema de Remuneração deve reforçar os objetivos estratégicos da organização.
Objetivos e metodologia
Compreender o Modelo de “Total Compensation” e o papel que cumpre na atração, retenção e engajamento dos profissionais.
Durante o programa, os participantes irão refletir sobre a estratégia de remuneração numa perspectiva financeira e não-financeira. Serão ainda estimulados a considerar o alinhamento à estratégia organizacional.
Os participantes devem definir qual é a proposição de valor que suas organizaçõesoferecem nos componentes essenciais da remuneração total que irão equilibrar os objetivos da organização as necessidades dos indivíduos.
A metodologia adotada envolve exercícios práticos, casos, apresentação de pesquisas nacionais e internacionais, numa abordagem colaborativa e interativa entre os participantes, visando à troca de experiências e vivência.
PÚBLICO-ALVO
Líderes de empresas, empresários e gestores de empresas. Profissionais-chave das áreas de gestão de pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Total Compensation e componentes
Estratégia de Atração e fatores intervenientes
Estratégia de retenção e fatores intervenientes
Por que estamos perdendo?
Estamos retendo os talentos? Estamos retendo os profissionais de melhor desempenho?
Análise dos fatores antecedentes a rotatividade
Para além da retenção: Estratégia de Engajamento da força de trabalho
Fatores intervenientes
Proposição de valor e alinhamento estratégico
Total Compensation e Diferenças Geracionais
Definir a estratégia e composto de remuneração total mais adequado para cada público e em cada aspecto da estratégia – atração, retenção e engajamento
Considerações Finais
FACILITADORA
Célia Bueno de André Plothow
Atua no desenvolvimento de projetos de gestão estratégica de pessoas e remuneração em empresas de vários setores. Professora de Pós Graduação, MBAs e cursos in company pela FIA (Fundação Instituto de Administração) nos temas relacionados à gestão de pessoas, carreiras e remuneração. Foi por oito anos Gerente de Projetos da Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações (Prof. Joel Dutra). Mestre em Administração de Empresas pela FEA/ USP (área de pesquisa – remuneração e recompensas). Experiência executiva na área de Recursos Humanos adquirida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte de segmentos variados.
Publicações: Remuneração por Competências: alternativas e implicações. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. (co-autora).
Carga Horária: 8 hs
Informações Úteis:
Data: 07 de março de 2013
Horário: 9h00 às 18h00
Local: Mercure Moema – Av Lavandisca, 265 – Moema
Investimento: R$1.990,00(mil novecentos e noventa reais).
Estão inclusos custos de material, coffee break e certificado.
Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 21 de Fevereiro de 2013:R$1.790,00 (mil setecentos e noventa reais).
In Company
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