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Orçamento Base Zero: Conceito e Aplicação [2020]

O Orçamento Base Zero é uma técnica contábil utilizada em empresas para planejar o plano orçamentário de um determinado período ignorando as receitas, custos, despesas e investimentos dos anos anteriores.

Em outras palavras, ele atua considerando a base financeira do zero, como se a empresa estivesse se iniciando naquele momento.

Embora pareça não fazer sentido, essa metodologia é aplicada partindo do princípio de que muitas empresas ao elaborar seus orçamentos, consideram que todos os gastos de períodos anteriores devem ser repetidos.

No entanto, isso não é obrigatório, e pode acabar gerando um orçamento maior do que deveria e desandando a estratégia, já que os números não são examinados minuciosamente.

Esse modelo é muito utilizado em empresas que desejam controlar o orçamento e diminuir custos.

 

Vantagens e Desvantagens do Orçamento Base Zero

Vantagens e Desvantagens do Orçamento Base Zero

Que o uso do Orçamento Base Zero amplia a visão estratégica dos gestores, já sabemos que, afinal, para realizar o orçamento partindo do zero, eles são obrigados a analisar cada custo e despesa isoladamente.

Desse modo, se torna mais fácil eliminar o que não é necessário, liberando valores para serem investidos em outros fatores mais importantes que podem estar passando despercebidos.

Veja então as vantagens e desvantagens de utilizá-los na empresa:

Vantagens

A maior vantagem é que facilita a identificação de despesas e custos desnecessários, sem se basear no histórico.

Outras vantagens são:

  • Aumenta a motivação dos gestores;
  • Aumenta a motivação do quadro de pessoal ao dar maior iniciativa e responsabilidade pela tomada de decisões;
  • Permite a utilização dos recursos de forma muito mais eficiente;
  • Ajuda a identificar orçamentos inflacionados;
  • Dá maior liberdade e responsabilidade aos gestores na tomada de decisão;
  • Melhora a comunicação organizacional;
  • Elimina os processos que não trazem benefícios;
  • Agrega melhorias operacionais com melhor custo x benefício.

Desvantagens

Em contrapartida, como qualquer processo ele possui suas desvantagens.

São elas:

  • Demanda maior envolvimentos dos gestores nos departamentos;
  • Exige maior dedicação de tempo por parte dos colaboradores no orçamento;
  • Dependendo a empresa, pode gerar conflitos internos;
  • Cria a necessidade de um treinamento específico dos gestores;
  • Requer maior nível de honestidade por parte dos gestores;
  • Requer maior confiança por parte da diretoria;
  • Em uma organização de maior porte, se não houver as ferramentas adequadas pode ser um desafio;
  • Do mesmo modo, em uma organização grande a quantidade de informação necessária para processo de orçamentação pode se tornar intratável.

No geral, a prática tende a trazer mais benefícios do que adversidades, principalmente porque obriga toda a empresa a sair da zona de conforto.

 

Quando o Orçamento Base Zero deve ser utilizado?

Quando o Orçamento Base Zero deve ser utilizadoNão há uma regra geral, mas em empresas mais novas, não há como fugir de imediato.

Como não há histórico anterior, já que a empresa está se iniciando a única alternativa é projetar todas as despesas, custos, receitas e investimentos de uma base zerada.

Se tratando de empresas mais consolidadas no mercado, com maior tempo de atuação, o recomendado é que ele seja aplicado a cada três ou cinco orçamentos.

Por exemplo, se na sua empresa o orçamento é anual o ideal é que a cada período de três orçamentos, dois sejam com base no histórico e o terceiro sempre partindo da base zero.

Mas não há um parâmetro perfeito, varia de acordo com a organização e os gestores. Cabe a eles analisar e decidir quando acha melhor colocá-lo em prática.

 

Como aplicar o Orçamento Base Zero na empresa

Como aplicar o Orçamento Base Zero na empresaA princípio ele deve ser aplicado em qualquer etapa da gestão orçamentária e não apenas nos gastos e despesas, como as pessoas acreditam.

Algumas etapas que podem ser utilizadas para introduzir o OBZ são:

  • Na hora de realizar as projeções de vendas. É comum que a gerência tenha como base as vendas do ano anterior acrescidas de um percentual;
  • Na comercialização de produtos, que podem estar gerando margens ruins ou até mesmo levando a perda de oportunidade de alinhar a demanda ao mercado;
  • Nas despesas com pessoal que independente do setor de atuação da empresa, são as despesas com maior representatividade. A aplicação do OBZ pode dar a visão de áreas que estão com necessidade de pessoal ou funcionários que estão sendo subutilizados;
  • Muitas vezes na hora de montar a ficha dos produtos, alguns fornecedores de insumos e matéria prima são fixados sem que posteriormente haja uma pesquisa para saber se existem alternativas mais baratas sem alterar a qualidade do produto final;
  • Quando há a réplica do orçamento anterior para a criação do novo, alguns serviços contratados que não são mais utilizados passam despercebidos. O OBZ corrige esse problema e aponta se aquela despesa é mesmo necessária, caso contrário faz o corte.

O orçamento base zero parece complicado e trabalhoso a princípio, mas ele vale a pena.

O ideal é buscar a ajuda de um profissional da área, de preferência um consultor especializado. Este irá ajudar a tornar a empresa mais enxuta sem perder o foco estratégico.

 

Pilares da utilização do Orçamento Base Zero

Pilares da utilização do Orçamento Base ZeroPara que ele seja colocado em prática, algumas etapas e conceito importantes devem ser seguidos:

  • Limiar: são os gastos mínimos que uma empresa precisa ter para conseguir produzir, realizar as suas tarefas básicas e atender às exigências legais, considerando o pior cenário possível, o chamado “cenário de sobrevivência”.
  • Incrementos: São os gastos de determinadas atividades de um departamento. Diferente do Orçamento Tradicional que é orçado os gastos do centro de custo, o gestor divide o departamento por atividades e valoriza todos os recursos necessários, sejam eles a alocação de pessoas para desenvolvimento das rotinas ou despesas como softwares e fornecedores.
  • Torre: É utilizada para classificar as atividades em ordem de prioridade, sempre tendo como foco as metas estabelecidas ou a atual estratégia da empresa. Quanto mais perto da base da torre, maior a prioridade.

 

Conclusão

Conclusão do Orçamento Base ZeroEm suma, a elaboração certamente demanda dedicação, tempo e treinamento para Aplicação do Orçamento Base Zero.

Tanto da equipe quanto dos gestores e após efetuado é importante que a empresa tenha ferramentas para controlar e garantir que a nova cultura orçamentária seja seguida.

Para garantir a eficiência e crescimento de qualquer negócio, o esforço em busca da melhor performance deve ser permanente.

A rotina empresarial necessita eventualmente da adaptação de tarefas e o OBZ é uma das metodologias que vêm sendo amplamente utilizada pelos empresários.

 

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