fbpx

Inteligência Competitiva – Estruturação, Implantação e Gestão

Inteligência Competitiva – Estruturação, Implantação e Gestão

Estratégias para Estruturação, Implantação e Gestão da Inteligência Competitiva

 

São Paulo, 07 e 08 de Maio de 2013 – Hampton Park

 

As organizações vivem num mundo de paradoxos onde ao mesmo tempo em que há o aumento da complexidade dos negócios e do volume de informações disponíveis, exige-se maior agilidade na tomada de decisões. Para minimizar este dilema as empresas percebem a importância de estruturar uma equipe que consiga permanentemente avaliar as mudanças no ambiente externo e propor alternativas de adaptação que garanta a competitividade da organização no longo prazo. A iniciativa de implantar práticas de inteligência ganha relevância e analistas são mobilizados para executar a tarefa. O objetivo deste curso é dar uma introdução aos conceitos e fornecer uma visão prática de como realizar essa implantação com sucesso.

 

Programa:

 

Conceitos de Inteligência Estratégica e Competitiva

·         Inteligência e o processo de tomada de decisões

·         O ciclo de inteligência

·         Fatores críticos de sucesso para a implantação de práticas de inteligência

·         A questão da Ética em IC

 

Estruturação da inicitativa de Inteligência

·         Etapas do desenvolvimento de um programa de inteligência

·         Qual o melhor posicionamento para a função de IC

·         O Planejamento

·         As funções em uma equipe de IC

 

Os clientes da área e suas necessidades

·         O relacionamento da equipe de IC e os tomadores de decisão

·         Como identificar e definir os problemas-chave (KITs)

·         Definição dos produtos de inteligência

 

A coleta de informações

·         Informações de fontes primárias e secundárias

·         O planejamento da coleta

·         Pesquisas secundárias – importância e restrições

·         Coleta em fontes primárias (humanas) – vantagens e técnicas

·         As redes internas e externas

·         A qualificação das informações coletadas

 

A Análise – o coração do trabalho de Inteligência

·         O que significa fazer análise?

·         Definição do foco da análise

·         Vantagens em usar metodologias

·         Métodos mais utilizados em Inteligência

·         Exercícios de fixação das metodologias mais consagradas (SWOT, VRIO, 5 Forças de Porter, Análise de competidores)

 

A Disseminação da Inteligência

·         Estruturando relatórios de IC

·         Questões práticas na comunicação de inteligência: formato e contéudo

·         A importância do feedback

·         Avaliação dos resultados de IC

 

Carga Horária: 16 horas

 

Instrutor:

Sócio-diretor de consultoria focada na implantação e no desenvolvimento da Inteligência Estratégica e Competitiva nas organizações. Especialista em metodologias baseadas no dialogo e interação que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de lideres e equipes.

Professor do Curso de MBA em “Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica” da FIPE. É palestrante frequente em Seminários, Conferências e empresas.

Atuou por 25 anos em organizações nacionais e estrangeiras gerenciando áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência. Formado em Engenharia Eletrônica pela USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM de São Paulo, tem especialização em Novos Negócios pela Harvard Business School, Master em Empreendedorismo e Inovação pelo BI International e pós graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG. É diretor do Chapter Brasil da SCIP-Strategic and Competitive Intelligence Professionals.

 

Informações Úteis:

Data: 07 e 08 de Maio de 2013

Horário: 1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

2o dia – 8h30 – 17h30 – Curso

 

Local: Hampton Park – Alameda Campinas, 1213 – Jardins

 

Investimento: R$2980,00 (dois mil, novecentos e oitenta reais).

Condição Especial para inscrições pagas até o dia 23 de Abril de 2013: R$2780,00.

 

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

    Solicitar Curso

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

    Solicitar Proposta

    Todos os Direitos Reservados 2024