Como Aperfeiçoar o Sistema de Custos Empresarial e Integra-lo à Gestão Orçamentária
Gestão Integrada de Custos e Orçamento
Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
São Paulo, 28 e 29 de Novembro de 2013 – Mercure Moema
Instrutor Clóvis Luís Padoveze Consultor de Controladoria, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 18 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.
Destaques do Programa
· Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.
· Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.
· Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.
· Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.
· Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos
· Métodos e Formas de Custeamento
· Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)
· A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes
· Custo Padrão e Análise das Variações
· Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado
· Análises de Custos
· Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos
Público-Alvo
Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.
PROGRAMA
Parte I – Orçamento
· 1 – Conceitos e Objetivos
· O que é orçamento
· Orçamento e Contabilidade
· Da Estratégia ao Orçamento
· Responsabilidades pela condução do processo orçamentário
2 – Abordagem Ortodoxa (Tradicional )
· Cultura orçamentária
· Modelos de condução do processo orçamentário
· Estrutura do orçamento tradicional
· Rolling Budget e Forecast
· Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário
3 – Beyond Budgeting
· que está além do orçamento
· Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table
· O que é proposto em lugar do orçamento
4 – Orçamento Base Zero
· O que realmente significa
· O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero
· Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero
· Exemplo
5 – Orçamento Matricial
· Como implantar um controle matricial
· Vantagens e desvantagens
· Definição das responsabilidades
· Exemplo
6 – Orçamento, Estratégia e Balanced Scorecard
· O Balanced Scorecard combina com o orçamento ?
· O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?
· Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional
· Exemplo
7 – Estruturação Geral De Um Orçamento
· Construção de Cenários
· Premissas Gerais e Específicas
· Comportamento dos custos e receitas
8 – O Orçamento de Vendas e de Produção
· Métodos de previsão de vendas
· Fatores limitantes
· Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística
· Exemplos numéricos
9 – Demais Orçamentos
· Orçamento de Materiais e Estoques
· Orçamento de Despesas Departamentais
· Orçamento de Investimentos e Financiamentos
· Exemplos numéricos
10 – Conclusão do Processo Orçamentário
· Orçamento de Caixa
· A dificuldade: projeção das receitas financeiras
· Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis
· A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário
· Utilização do ferramental de simulação
· Exemplos numéricos
Parte II – Custos
1 – Conceitos e Estrutura do Sistema de Custos
· Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
· Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
· Custos para fins contábeis e fins gerenciais
· Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
· Exemplo
2 – Métodos de Custeio
· Custeio por Absorção e Custeio Direto
· Custeio Variável e Custeio ABC
· Custeio Integral e RKW
· O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
· Exemplos numéricos
3 – Custos para Fins Contábeis
· Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
· O sistema de custos e o ERP
· Contabilização
· Exemplos
4 – Sistema de Informação
· Acumulação por Processo
· Acumulação por Ordem
5 – Custo Padrão
· O que é e para que serve: validade novo
· Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
· Análise das variações: a real necessidade
· Exemplos numéricos
6 – Gestão de Preços de Venda
· Formação de preços de venda a partir do custo unitário
· Formação estratégica de preços
· Custo meta: o que é e como calcular
· Utilização de simulação para formar preços de venda
· Exemplos numéricos
7 – Análises de Custos: Principais Modelos
· Conceitos necessários
· Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
· Inflação da empresa: o que é, para que serve.
8 – Política de Redução de Custos
· O que é e como conduzir
· Modelos existentes e modelo proposto
· Gestão dos recursos
9 – Como Fazer Check-List para Identificar os Pontos Fracos do Sistema De Custos Da Sua Empresa
· Questionário de perguntas
· Identificação dos pontos fracos
· Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo
Carga Horária: 16 horas
Informações Úteis:
Data: 28 e 29 de Novembro de 2013
Horário: 1° dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento || 9h00 às 18h00 – Curso || 2° Dia – 8h30 – 17h30 – Curso
Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema
Investimento: R$3.280,00 (três mil, duzentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.
Condição Especial para inscrições pagas até dia 14 de Novembro de 2013: R$2.990,00.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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