Desenvolvimento de Compradores Profissionais

Carreira em Compras, Strategic Sourcing, Procurement
Objetivo do curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais
Do Strategic Sourcing à Carreira de Compras
O Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras tem os seguintes objetivos:
O curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras tem como objetivo desenvolver o comprador profissional quanto ao seu papel de buscar resultados com técnicas de compras e economias por meio de savings e avoidances.
Entender o processo dos 7 passos do Strategic Sourcing, para a compra e a negociação estratégica.
Compreender a estrutura e o processo de compras, gestão de fornecedores e seu relacionamento com as áreas internas.
Monitorar os indicadores de performance em compras, se preparar para o encontro com o representante, identificar suas artimanhas e neutraliza-las. Compreender seu lugar na organização para se tornar um profissional de alto nível.
Neste curso você aprenderá:
- O papel do comprador profissional na área de compras;
- Entender o funcionamento de compras e sua importância na empresa;
- Formas de processar e os diversos tipos de compras;
- Compreender a administração de compras, compliance e ética do comprador;
- Planejar compras, forecast, followup, curva ABC, Matriz de Kraljick;
- Importância do Stratégic Sourcing, sua metodologia e implementação;
- Como monitorar os KPI´s de compras;
- Como aplicar saving e avoidances em compras e em negociações;
- Montar estratégias de saving e avoidance no portfólio de compras;
- Entender o impacto das negociações em compras nos resultados da empresa;
- Como se preparar para o encontro com o fornecedor;
- Identificar as artimanhas do vendedor e neutralizá-las;
- Como se transformar em um comprador de alto nível.
Metodologia
A Metodologia CAPA – Conhecimento, Aplicação Prática e Avaliação, utiliza exercícios, simulações, dramatizações, casos para estudo e testes de assimilação.
Aplica tecnologia de alto nível de aprendizagem: ADPM 6 X: AT, DHE, PNL, MCE. Além de técnicas e habilidades dos livros de autoria do apresentador.
Público alvo:
Compradores B2C, B2B: Comprador remoto ou digital; Analista de Compras, Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Empresários; Empreendedores; Profissionais interessados em entender e dominar compras em todos os níveis.
Programa do Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais | Carreira em Compras, Strategic Sourcing, Procurement
1.QUAL É O PAPEL DO COMPRADOR PROFISSIONAL
- A evolução do perfil profissional – de reativo (requisição) a estratégico (TCO)
- A estrutura atual da área de compras na organização;
- A cadeia de decisores em compras – clientes internos;
- A gestão dos fornecedores e indicadores de performance;
- A gestão de compras: redução de preços, melhoria de custos; ampliação de lucros;
- A gestão de estoques para a saúde financeira da empresa.
Teste: Perfil do Profissional de Compras
2.COMO ESTÁ ORGANIZADA A ÁREA DE COMPRAS
- A estrutura da área de compras e suas interfaces;
- Quando há compras descentralizadas na empresa;
- Sistemas de compras: Cotações de preços, RFI, RFQ, RFP;
- Emissões de Nota fiscal, acompanhamento e encaminhamento;
- Sistemas de informação, planilhas de custos e controles;
- Especificações técnicas, não especificados e conformes;
- Leituras de desenhos técnicos e certificações.
Exercício: Organização e fluxo dos documentos em compras.
3.AS FORMAS DE PROCESSAR PEDIDOS E CONTRATOS
- Cadastros e controles de compras;
- Contratos e cláusulas de cobertura de compras;
- Compras de serviços, investimento, RPO;
- Compras de produtivos – insumos e matérias primas;
- Importação e compras internacionais: custos de internação, drawback…
- Terceirizações, quarteirizações e primarizações;
- Compras pela internet – eProcurement, pregão eletrônico, leilão reverso. Estudo de caso: Os diversos tipos de compras.
4.QUAL É O PROCESSO E ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
- Cotações e propostas – método de análise de preços e outras variáveis;
- Análise do fornecedor: credenciamento, condições financeiras e entrega;
- Desenvolvimento de fornecedores: quesitos gestão, auditoria e avaliação;
- Auditoria em compras – interna: cotações, controles…
- Auditoria externa de compras: critérios de decisão, contratos, certificações…
- Ética de compras e do comprador e compliance.
Duplas de trabalho: Processo e administração.
5.COMO MELHOR PLANEJAR AS COMPRAS
- Planejamento e gestão de compras;
- Decisão sobre tributos – cálculos financeiros;
- Forecast – SO&P: Sales & Operating Plane;
- Followup – Planejamento de Estoque e variação de demanda;
- Classificação do portfólio de compras: ABC e XYZ;
- Matriz de Kraljick – Classificação, gestão de portfólio, fontes de suprimentos e pagamentos e decisão sobre a modalidade de compras.
Estudo de caso: Curva ABC e XYZ, inserção na Matriz de Kraljick.
6.O QUE É STRATÉGIC SOURCING PARA O PROFISSIONAL DE COMPRAS
- Metodologia em 3 etapas e 7 passos:
- Etapa fundamental:
a) definir requisições internas,
b) Entender mercado e fornecedores,
c) Elaborar TCO – Total Cost Ownership,
- Elaboração de estratégia:
a) Desenvolver modelo de fornecimento,
- Implementação e negociação:
1) Conduzir processo de cotação;
2) Implantação de acordos de fornecimentos;
3) Conduzir processo de negociação.
Estudo de projeto: Implementação de Strategic Sourcing.
7.COMO MONITORAR O DASHBOARD – KPI´s EM COMPRAS
- Definições dos KPI´s no Scorecard e objetivos estratégicos;
- Definição dos melhores KPI´s para monitoramento de compras;
- Plano de ação para implementação de um KPI;
- Procedimento de compras, uso de KPI´s e controle;
- Processo e operacionalização dos KPI´s na prática.
Benchmarking: Aplicação em uma empresa fumageira e os resultados obtidos.
8.COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SAVING E AVOIDANCE
- Fórmulas de aplicação de avoidances;
- Fórmulas de aplicação de saving;
- Estratégias rápidas de savings e avoidances;
- Desenvolvimento de savings e avoidances com os clientes internos;
- Aplicações em diversos exemplos de savings.
Exercícios: Prova de economia no balancete da empresa.
9.COMO SE PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O FORNECEDOR
- Competências técnicas: Strategic Sourcing, Matriz Estratégica;
- Processo da negociação: Objetivos, posições, interesses;
- Conhecimentos técnicos: Gerar opções, utilizar padrões, criar alternativas;
- Competências comportamentais: Estilos de negociação, postura e ambiente;
- Habilidades de negociar: Argumentação, persuasão, acordos e entendimentos;
- Técnicas, estratégias e táticas de negociação.
Jogo de negociação: Aplicação prática da negociação em compras.
10.COMO IDENTIFICAR AS ARTIMANHAS DO VENDEDOR
- Cuidado! É um relacionamento ou amizade?
- As técnicas são baseadas no princípio da reciprocidade;
- Como neutralizar o by pass do vendedor no comprador;
- Táticas aplicadas durante o confronto ou na internet;
- 20 táticas diárias que os vendedores aplicam no comprador;
- Como neutralizar e reverter essas táticas do vendedor;
- As armadilhas do marketing e os gatilhos mentais de persuasão.
Roleplaying: Identificando e neutralizando as artimanhas do vendedor.
11.COMO SE TORNAR UM COMPRADOR DE ALTO NÍVEL
- Comprador é um profissional muito valorizado;
- Foco nos resultados do balanço de contas da empresa;
- Ganhos proporcionais ao resultado e em economias;
- O quadro de competências do profissional de compras;
- Como desenvolver as competências necessárias.
Plano: Desenvolvimento da carreira em compras.
Instrutor: AJ Limão
Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.
Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda – New York State University.
Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.
Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC – International Coach Community.
Autor dos livros: NEGOCIE BEM – Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES – 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).
Informações úteis:
Dias: 26, 27 e 28/05/2025 (3 dias)
Local: ONLINE E AO VIVO
Horário: das 08h30 às 12h30
Endereço: Plataforma Zoom
Carga Horária: 12 horas (Divididas em 3 dias)
Investimento: R$ 1.495,00
Incluso
Online ao vivo (síncrono) – Plataforma Zoom.
Material de apoio: apostila + caderno de exercícios.
Certificado de participação.
Para demais informações sobre o Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp Exclusivo ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br
Data: 26/05/2025 à 28/05/2025
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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