Desenvolvimento de Compradores Profissionais

Desenvolvimento de Compradores Profissionais

Carreira em Compras, Strategic Sourcing, Procurement 

 

Objetivo do curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais

Do Strategic Sourcing à Carreira de Compras

 

O Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras tem os seguintes objetivos:

O curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras tem como objetivo desenvolver o comprador profissional quanto ao seu papel de buscar resultados com técnicas de compras e economias por meio de savings e avoidances.

Entender o processo dos 7 passos do Strategic Sourcing, para a compra e a negociação estratégica.

Compreender a estrutura e o processo de compras, gestão de fornecedores e seu relacionamento com as áreas internas.

Monitorar os indicadores de performance em compras, se preparar para o encontro com o representante, identificar suas artimanhas e neutraliza-las. Compreender seu lugar na organização para se tornar um profissional de alto nível.

 

Neste curso você aprenderá:

  • O papel do comprador profissional na área de compras;
  • Entender o funcionamento de compras e sua importância na empresa;
  • Formas de processar e os diversos tipos de compras;
  • Compreender a administração de compras, compliance e ética do comprador;
  • Planejar compras, forecastfollowup, curva ABC, Matriz de Kraljick;
  • Importância do Stratégic Sourcing, sua metodologia e implementação;
  • Como monitorar os KPI´s de compras;
  • Como aplicar saving e avoidances em compras e em negociações;
  • Montar estratégias de saving e avoidance no portfólio de compras;
  • Entender o impacto das negociações em compras nos resultados da empresa;
  • Como se preparar para o encontro com o fornecedor;
  • Identificar as artimanhas do vendedor e neutralizá-las;
  • Como se transformar em um comprador de alto nível.

 

Metodologia

A Metodologia CAPA – Conhecimento, Aplicação Prática e Avaliação, utiliza exercícios, simulações, dramatizações, casos para estudo e testes de assimilação.

Aplica tecnologia de alto nível de aprendizagem: ADPM 6 X: AT, DHE, PNL, MCE. Além de técnicas e habilidades dos livros de autoria do apresentador.

 

Público alvo:

Compradores B2C, B2B: Comprador remoto ou digital; Analista de Compras, Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Empresários; Empreendedores; Profissionais interessados em entender e dominar compras em todos os níveis.

 

Programa do Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais | Carreira em Compras, Strategic Sourcing, Procurement 

 

1.QUAL É O PAPEL DO COMPRADOR PROFISSIONAL

  • A evolução do perfil profissional – de reativo (requisição) a estratégico (TCO)
  • A estrutura atual da área de compras na organização;
  • A cadeia de decisores em compras – clientes internos;
  • A gestão dos fornecedores e indicadores de performance;
  • A gestão de compras: redução de preços, melhoria de custos; ampliação de lucros;
  • A gestão de estoques para a saúde financeira da empresa.

Teste: Perfil do Profissional de Compras

2.COMO ESTÁ ORGANIZADA A ÁREA DE COMPRAS

  • A estrutura da área de compras e suas interfaces;
  • Quando há compras descentralizadas na empresa;
  • Sistemas de compras: Cotações de preços, RFI, RFQ, RFP;
  • Emissões de Nota fiscal, acompanhamento e encaminhamento;
  • Sistemas de informação, planilhas de custos e controles;
  • Especificações técnicas, não especificados e conformes;
  • Leituras de desenhos técnicos e certificações.

Exercício: Organização e fluxo dos documentos em compras.

3.AS FORMAS DE PROCESSAR PEDIDOS E CONTRATOS

  • Cadastros e controles de compras;
  • Contratos e cláusulas de cobertura de compras;
  • Compras de serviços, investimento, RPO;
  • Compras de produtivos – insumos e matérias primas;
  • Importação e compras internacionais: custos de internação, drawback…
  • Terceirizações, quarteirizações e primarizações;
  • Compras pela internet – eProcurement, pregão eletrônico, leilão reverso. Estudo de caso: Os diversos tipos de compras.

4.QUAL É O PROCESSO E ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

  • Cotações e propostas – método de análise de preços e outras variáveis;
  • Análise do fornecedor: credenciamento, condições financeiras e entrega;
  • Desenvolvimento de fornecedores: quesitos gestão, auditoria e avaliação;
  • Auditoria em compras – interna: cotações, controles…
  • Auditoria externa de compras: critérios de decisão, contratos, certificações…
  • Ética de compras e do comprador e compliance.

Duplas de trabalho: Processo e administração.

5.COMO MELHOR PLANEJAR AS COMPRAS

  • Planejamento e gestão de compras;
  • Decisão sobre tributos – cálculos financeiros;
  • Forecast – SO&P: Sales & Operating Plane;
  • Followup – Planejamento de Estoque e variação de demanda;
  • Classificação do portfólio de compras: ABC e XYZ;
  • Matriz de Kraljick – Classificação, gestão de portfólio, fontes de suprimentos e pagamentos e decisão sobre a modalidade de compras.

Estudo de caso: Curva ABC e XYZ, inserção na Matriz de Kraljick.

6.O QUE É STRATÉGIC SOURCING PARA O PROFISSIONAL DE COMPRAS

  • Metodologia em 3 etapas e 7 passos:
  • Etapa fundamental:

a) definir requisições internas,

b) Entender mercado e fornecedores,

c) Elaborar TCO – Total Cost Ownership,

  • Elaboração de estratégia:

a) Desenvolver modelo de fornecimento,

2) Análise de fornecedores,

  • Implementação e negociação:

1) Conduzir processo de cotação;

2) Implantação de acordos de fornecimentos;

3) Conduzir processo de negociação.

Estudo de projeto: Implementação de Strategic Sourcing.

7.COMO MONITORAR O DASHBOARD – KPI´s EM COMPRAS

  • Definições dos KPI´s no Scorecard e objetivos estratégicos;
  • Definição dos melhores KPI´s para monitoramento de compras;
  • Plano de ação para implementação de um KPI;
  • Procedimento de compras, uso de KPI´s e controle;
  • Processo e operacionalização dos KPI´s na prática.

Benchmarking: Aplicação em uma empresa fumageira e os resultados obtidos.

8.COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SAVING E AVOIDANCE

  • Fórmulas de aplicação de avoidances;
  • Fórmulas de aplicação de saving;
  • Estratégias rápidas de savings e avoidances;
  • Desenvolvimento de savings e avoidances com os clientes internos;
  • Aplicações em diversos exemplos de savings.

Exercícios: Prova de economia no balancete da empresa.

9.COMO SE PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O FORNECEDOR

  • Competências técnicas: Strategic Sourcing, Matriz Estratégica;
  • Processo da negociação: Objetivos, posições, interesses;
  • Conhecimentos técnicos: Gerar opções, utilizar padrões, criar alternativas;
  • Competências comportamentais: Estilos de negociação, postura e ambiente;
  • Habilidades de negociar: Argumentação, persuasão, acordos e entendimentos;
  • Técnicas, estratégias e táticas de negociação.

Jogo de negociação: Aplicação prática da negociação em compras.

10.COMO IDENTIFICAR AS ARTIMANHAS DO VENDEDOR

  • Cuidado! É um relacionamento ou amizade?
  • As técnicas são baseadas no princípio da reciprocidade;
  • Como neutralizar o by pass do vendedor no comprador;
  • Táticas aplicadas durante o confronto ou na internet;
  • 20 táticas diárias que os vendedores aplicam no comprador;
  • Como neutralizar e reverter essas táticas do vendedor;
  • As armadilhas do marketing e os gatilhos mentais de persuasão.

Roleplaying: Identificando e neutralizando as artimanhas do vendedor.

11.COMO SE TORNAR UM COMPRADOR DE ALTO NÍVEL

  • Comprador é um profissional muito valorizado;
  • Foco nos resultados do balanço de contas da empresa;
  • Ganhos proporcionais ao resultado e em economias;
  • O quadro de competências do profissional de compras;
  • Como desenvolver as competências necessárias.

Plano: Desenvolvimento da carreira em compras.

 

Instrutor: AJ Limão

Consultor, professor, profissional com 25 anos de experiência em empresas, dos quais 20 anos em cargos de gerência e direção. Iniciou sua carreira em Suprimentos, na Fleischamann & Royal (atual Kraft Foods), posteriormente Tráfego & Inventários (logística), na Santa Maria (Saint Gobain) e Distribuição. Atuou na área comercial, INCEPA (Ag Keramic Laufen) e Eletrolux.

Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda – New York State University.

Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management, tendo realizados cursos de atualização: Mastering Purchasing Fundamentals, Supply Management Contract Writing, Purchasing Best Practices, Savings Strategy Development e participou do International Supply Management Conference, entre outros.

Especializado em Negociação Comportamental. Cursos em Engenharia Humana e Sistemas de Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Certificado em Design Human Engineering (DHE®) com Dr. Richard Bandler. Formado em Análise Transacional e Cerfificado em Coach pela ICC – International Coach Community.

Autor dos livros: NEGOCIE BEM – Negociação para Compradores de de Alta Performance, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, LIDERANDO EQUIPES – 4ª. edição , (editados pela Saraiva), HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES e VENDAS COM PNL (editados pela Nobel), e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

 

Informações úteis:

Dias: 26, 27 e 28/05/2025 (3 dias)

Local: ONLINE E AO VIVO

Horário: das 08h30 às 12h30

Endereço: Plataforma Zoom

Carga Horária: 12 horas (Divididas em 3 dias)

Investimento: R$ 1.495,00

 

Incluso

Online ao vivo (síncrono) – Plataforma Zoom.

Material de apoio: apostila + caderno de exercícios.

Certificado de participação.

 

Para demais informações sobre o Curso Desenvolvimento de Compradores Profissionais – Do Strategic Sourcing a Carreira de Compras entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp Exclusivo ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

 

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    Inscrições Abertas

    Data: 26/05/2025 à 28/05/2025

    (11) 3419-9152

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

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