Compliance em Recursos Humanos | Aspectos Práticos
Data: 25/11/2024 à 26/11/2024
• Apresentar e discutir o modelo sistêmico dos processos de Recrutamento e Seleção por Competência, mostrando a integração entre seus diversos componentes e etapas e sua integração com os demais processos internos de Gestão de Pessoas nas Organizações.
• Desenvolver habilidades para realização dos processos de Recrutamento e Seleção por Competências alinhados às expectativas, objetivos e metas estratégicas das Organizações.
• Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas para um eficaz processo de Recrutamento e Seleção por Competências, abrangendo:
– Especificações de perfil do cargo para R&S;
– Entrevistas por competências (o que são e por que utiliza-las);
– Elaboração de roteiros de entrevistas por competências (o que deverá realmente ser abordado);
– Políticas de gestão de pessoas relacionadas à R&S;
– Modelos de tomada de decisão para escolha do candidato mais adequado;
– Outros conceitos, técnicas e ferramentas que contribuem para a eficácia dos processos.
• Oferecer modelos de documentos e de métricas de retenção que sirvam para registro, acompanhamento e controle das ações realizadas durante os processos de recrutamento e seleção por Competências e medição da eficácia da contratação efetivada.
Profissionais em geral comprometidos com os processos de Recrutamento e Seleção das Organizações e que desejam tornar suas contratações mais produtivas e eficazes.
Módulo I – O processo de Recrutamento
1. O que é Recrutamento.
2. Causas das demandas por profissionais nas Organizações.
3. Como prevenir as demandas por pessoal: Integrando o Recrutamento ao Planejamento Estratégico da Organização.
4. Competências organizacionais e competências funcionais:
4.1. Conceitos,
4.2. Características, exemplos e sua importância na definição do perfil do cargo.
4.3. O mapeamento de competências como instrumento de gestão estratégica de pessoas.
5. O processo de recrutamento de pessoal e sua integração com os demais instrumentos de gestão de pessoas da Organização.
6. Modelos de política e de procedimento de recrutamento de pessoal.
7. Como utilizar as competências e habilidades no processo de Recrutamento.
8. Recrutamento interno x recrutamento externo: vantagens, desvantagens e cuidados a serem considerados na escolha do modelo a ser adotado.
9. Fontes de recrutamento x público-alvo.
10. A legislação aplicável no processo de recrutamento.
11. Fases do Recrutamento: Planejamento e execução.
12. Recrutando para o futuro: A importância da formação de um banco de dados de currículos.
Módulo II – O processo de Seleção
1. A Seleção de pessoal: conceito básico.
2. Modelos de política e de procedimento de seleção de pessoal.
3. Etapas do processo de Seleção por Competências.
4. Critérios de Seleção: competências e requisitos obrigatórios e desejáveis.
5. Como utilizar as competências e habilidades no processo de seleção.
6. Técnicas de Seleção para avaliar as Competências: entrevistas e testes
7. Planejamento das Entrevistas de Seleção: cuidados a considerar para uma entrevista de sucesso.
8. Modelos de entrevistas por Competências:
8.1. O que é “Entrevista por Competências”
8.2. Como escolher as competências que serão focadas durante a entrevista.
8.3. Como elaborar as questões.
8.4. Qual a sequência correta da abordagem.
8.5. O registro das respostas.
8.6. Quando e como desdobrar a abordagem para melhorar o entendimento da resposta.
9. Outras abordagens durante as entrevistas de Seleção: questões pessoais, familiares e sociais.
10. Observações durante as entrevistas de Seleção.
11. O que evitar nas entrevistas de Seleção.
12. A utilização de provas e testes no processo de Seleção por Competências.
13. A decisão com base nos resultados das diversas etapas de Seleção.
14. O feedback para os não escolhidos: Quando, como e por que fornecer.
15. O “dia seguinte” da Seleção eficaz: A contratação, a integração e o acompanhamento do novo colaborador.
Módulo III – Modelos de Indicadores de Eficácia dos Processos de Recrutamento, Seleção, Contratação e Retenção.
1. Indicadores: o que são e para que servem.
2. Indicadores de Recrutamento.
3. Indicadores de Seleção.
4. Indicadores de Contratação e Retenção de Pessoal.
5. Exercícios práticos de montagem de Indicadores de eficácia dos processos de Recrutamento e Seleção
Mestre (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978) Sistemas de Informações (Mauá, 1979) e em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Graduado em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 46 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas.
Nos últimos 28 anos tem atuado como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade e Produtividade.
Neste período, prestou serviços de consultoria e/ou treinamento para mais de 80 diferentes Empresas e Organizações, públicas ou privadas, dos ramos: indústria, comércio, serviços e educação superior.
Atua ativamente na área educacional há mais de 34 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação e MBA em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Facilitador em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional.
Atua, também, como Palestrante e possui artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet.
No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996) e do Prêmio Gestão Banas (2008/2011).
É membro do GEES – Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP.
São Paulo – SP
Espaço Paulista
Av. Paulista, 807 – 17º andar – Edificio Winston Churchill
8h30 às 17h30
16 horas
R$ 1.485,00
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