Política de Redução de Custos e Gestão do Lucro
Gestão Estratégica de Custos e do Lucro
São Paulo, 28 de Setembro de 2016
O novo momento econômico brasileiro de redução do nível de atividades para grande parte dos setores da economia, tem obrigado a maior parte das empresas num esforço muito grande para manter sua rentabilidade ou para não sofrer perdas significativas nos lucros.
Para tanto, é necessário um conjunto ordenado de diretrizes e programas, objetivando a maior eficiência e eficácia dos custos, em conjunto com procedimentos de inovação dos produtos e serviços.
Esses esforços devem estar associados à ações mercadológicas de entendimento do mercado consumidor para conseguir capturar, ao máximo, rentabilidade dos diversos segmentos de atuação da empresa.
Assim, mais do que apenas reduzir custos é preciso buscar ao máximo a eficiência no uso dos recursos, tendo como referência permanentemente o mercado, pois ali é que estão os grandes ganhos.
Em resumo, a política geral a ser adotada não é só de reduzir custos, mas sim, focar claramente também a gestão do lucro e rentabilidade.
Uma política de redução de custos e gestão do lucro deve:
· ser ampla, genérica, abrangendo todos os aspectos da empresa;ser integrada, já que uma empresa traduz-se numa sucessão de processos com objetivos finais, ou seja, um enfoque sistêmica com visão das saídas do sistema;
· ser contínua, sob pena de se perder ganhos já conquistados;
· ter o comprometimento dos gestores com o processo de criação de valor para os acionistas;
· acompanhar todos os componentes do processo de gestão.
Este treinamento tem como objetivo apresentar um amplo painel das possibilidades de otimização de custos e gestão do lucro nas empresas, de tal forma que permita as empresas implementarem uma política eficaz de redução de custos e otimização dos resultados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FUNDAMENTOS DA GESTÃO EMPRESARIAL
· Inovação, crescimento e produtividade
· O processo de gestão: planejamento, execução e controle
· Planejamento estratégico
· A empresa como um sistema aberto
· Recursos, Processamento, Produtos e Serviços
· O processo empresarial de criação de valor
REDUÇÃO DE CUSTOS: MODELOS EXISTENTES
· Gestão Estratégica de Custos (Custeamento ABC)
· Redução de desperdícios
· Melhoria contínua
· Orçamento Base Zero (OBZ)
· Gerenciamento Matricial
· Custo Meta (Target Costing)
ENTENDIMENTO DOS CUSTOS E DESPESAS
· Aumentar ou reduzir os custos?
· Custos diretos e indiretos
· Custos fixos e variáveis
· Custos estruturados
· Custos discricionários e comprometidos
ESTRUTURAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO
· Como nascem os custos e despesas
· As decisões estratégicas que provocam mais ou menos custos
· O entendimento da cadeia operacional e produtiva
· A questão da estrutura organizacional
· Avaliação do custo dos recursos
· A gestão do custo das atividades internas
· Como olhar o conjunto do processo de gestão
· Política de redução de custos em nível estratégico
· Política de redução de custos em nível operacional
· Política de redução de custos em nível de execução e controle
ENTENDIMENTO DOS PREÇOS DE VENDA
· A precificação estratégica (pricing)
· Identificação do valor percebido pelo consumidor
· Como simular novos preços de venda
· Como usar efetivamente o custo meta (custo alvo)
OLHANDO PARA O SÓCIO E ACIONISTA
· Como otimizar os recursos do ativo
· O que é qualidade dos ativos fixos
· Como otimizar os recursos do passivo
· O lucro corretamente medido como elemento fundamental
· O lucro que gera caixa
VISÃO GERAL DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO
· Implementação da política de redução de custos e gestão do lucro
· Programas e equipes de temas estratégicos
· Programas e equipes de temas operacionais
· Programas e equipes de temas de execução e controle
Duração: 8 horas
Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze
· Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
· Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
· Professor de Controladoria e Contabilidade.
· Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
· Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor dos livros:
1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012;
2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
1. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
2. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012;
3. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
4. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
5. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
6. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
7. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010
8. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
9. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010
10. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011
11. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012
12. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013
13. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013
Informações Úteis:
Data: 28 de Setembro de 2016.Horário:das 8h30 às 9h00 – Credenciamento
9h00 às 18h00 – Curso
Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema
Investimento: R$2.550,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais).
Condição Especial para inscrições pagas até o dia 14de Setembro de 2016: R$ 2.380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
Solicitar PropostaCursos Relacionados
Todos os Direitos Reservados 2024