Balanced Scorecard (BSC) – Conceitos e Implantação
Balanced Scorecard (BSC) – Conceitos e Implantação
São Paulo, 19 de Setembro de 2012 – Novotel Ibirapuera
Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A
O Balanced Scorecard é considerado um dos melhores, se não o melhor, modelo de gestão por indicadores de desempenho, para completar, com medidas não financeiras, a avaliação do desempenho financeiro das empresas. Parte da visão da estratégia da companhia, e, por meio de indicadores chaves de desempenho, acompanha os objetivos estratégicos nas operações da companhia, ligando a estratégia aos gestores divisionais. O “Balanced Scorecard” traduz a visão estratégica em indicadores que são acompanhados pelas operações em todos os setores e unidades de negócio da empresa, caracterizando-se como um sistema de informação de controladoria estratégica.
O treinamento apresenta os conceitos necessários para o entendimento deste sistema bem como para a implementação deste poderoso instrumento de gestão nas entidades.
Conteúdo Programático
I – Introdução ao Balanced Scorecard
- Balanced Scorecard e Estratégia
- A proposta de Kaplan & Norton: monitoramento da estratégia
- O conceito de KPI – Key Performance Indicators – Indicadores Chaves de Desempenho
- Outros modelos de monitoramento da estratégia
- Outros modelos de indicadores de desempenho
II – Fundamentos do Planejamento Estratégico
- Responsabilidade pela estratégia e pelo planejamento estratégico
- A empresa como um sistema aberto
- Sistemas de Informação de Controladoria Estratégica
- Análise do ambiente e elaboração de cenários
- O modelo de análise SWOT – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças
- Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio
III – A Controladoria Estratégica
- Estrutura e Funções da Controladoria
- O papel do controller como apoiador da estratégia
- A responsabilidade do controller pelo Balanced Scorecard
IV – O Processo de Criação de Valor
- Criação de Valor para a Empresa
- Criação de Valor para o Acionista
- Valor da Empresa: o objetivo final da estratégia
V – Estruturação do Balanced Scorecard
- A visão da estratégia e o papel da direção geral
- Identificando objetivos estratégicos
- Construindo Mapas Estratégicos
- Exemplos de mapas estratégicos
VI – A Estrutura do Balanced Scorecard
- As perspectivas do balanced scorecard
- Perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos do negócio, dos funcionários
- A relação de causa e efeito dos indicadores
- A abordagem dos intangíveis
VII – Identificando e Estruturando os Indicadores
- Os principais indicadores em Finanças
- Os principais indicadores em Clientes
- Os principais indicadores dos Processos do Negócio
- Os principais indicadores dos Funcionários (Aprendizado e Crescimento)
VIII – Implementando o Balanced Scorecard
- Traduzindo a visão
- Obtenção do comprometimento
- Desdobramento para unidades de negócio e departamentos
IX – Monitorando o Balanced Scorecard
- Estruturação geral do Balanced Scorecard
- Definindo o Sistema de Informação
- Definindo metas e cobrando resultados
- Estruturando planos de ação
- O papel da Controladoria na gestão do Balanced Scorecard
Carga Horária: 8 horas
Instrutor: Clóvis Luís Padoveze
- Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
- Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
- Professor de Controladoria e Contabilidade.
- Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
- Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos
Autor dos livros:
- Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;
- Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
- Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
- Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
- Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
- Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
- Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
- Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
- Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
- Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
- Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
- Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;
- Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
- Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
- Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
- Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
- Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.
- Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
- Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010
Público Alvo
Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas e profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.
Informações Úteis:
Data: 19 de Setembro de 2012
Horário: 8h30 às 18h
Local: Novotel São Paulo Ibirapuera – Rua Sena Madureira, 1355
Investimento: R$1.990,00 (mil, novecentos e noventa reais).
Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 5 de Setembro de 2012: R$1.790,00 (mil, setecentos e noventa reais).
Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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