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2º Encontro Benchmarking de Líderes na Gestão do Departamento Jurídico

2º Encontro Benchmarking de Líderes na Gestão do Departamento Jurídico

Soluções para transformar o momento de crise em novas oportunidades no setor, evitando riscos e minimizando prejuízos

27 de março de 2018

Após o grande sucesso do Benchmarking de Líderes na Gestão do departamento Jurídico, desenvolvemos a segunda edição do maior encontro de diretores e superintendentes jurídicos do país!

 

Reduzir custos e se adequar às novas legislações são, novomente, grandes desafios a serem superados pelos departamentos jurídicos de empresas públicas, privadas e até escritórios de advocacia. A recessão econômica pela qual o país passa e as mudanças nas leis forçam o setor a traçar uma solução estratégica para esse cenário.

 

Para que o Departamento Jurídico desempenhe seu papel com excelência é essencial o cumprimento de algumas práticas. O Planejamento Estratégico é fundamental para o alinhamento das ações da empresa com a realidade do país. A partir de medidas preventivas de acordo com os pareceres de um competente serviço consultivo é possível evitar processos judiciais e demais percalços que podem minimizar os lucros organizacionais.

 

Em um momento desafiador como o novo, a relação com os escritórios credenciados é um ponto crítico. O Departamento Jurídico deve estar preparado para mitigar prejuízos financeiros e atuar em situações de crise preservando a reputação da empresa.

 

Após o sucesso do primeiro encontro de diretores jurídicos, apresentamos o 2º encontro de Benchmark de Líderes na Gestão de Departamento Jurídico, onde serão expostos cases de situações críticas que foram controladas por meio de práticas como otimização de provisionamento, aumento do controle orçamentário e gestão do contencioso estratégico.

 

Público Alvo: Superintendentes, Diretores Jurídicos, Gerentes Jurídicos de Empresas privadas, grupos de departamentos de empresas públicas, economia mista e advogados de escritórios de advocacia.

 

PROGRAMA COMPLETO

 

8h00 – Credenciamento

 

8h15 – Abertura e Moderação:

 

8h30 – A Relação do Board com o Departamento Jurídico: Gestão de pessoas e valorização de equipe em tempo de reforma trabalhista e lei da terceirização

·         Métodos para reter talentos e construir uma equipe com baixa rotatividade e alta motivação

·         Medidas urgentes que devem ser tomadas para adequação na legislação

·         Estratégias para estruturar um departamento jurídico inovador como um diferencial da organização

·         Alinhe o departamento para o alcance das metas corporativas

·         Secondment: aspectos positivos e negativos da instituição da prática institucionalizada no meio jurídico

·         Manutenção dos Direitos Fundamentais do Trabalhador de diversas hierarquias e Modelos de Contratação

Alberto Sanz Sogayar,Legal Advisor and Institutional Relations

 

CONCESSIONÁRIA RODOVIA DOS TAMOIOS S/A

Bruno Oliveira,Corporate Legal Director (Latin America Region)

WHIRLPOOL LATIN AMERICA

 

9h50 – Coffee break

 

10h20 – Consultivo, Preventivo e seus KPIs: Melhores práticas para otimizar prazo, tempo e custo utilizando indicadores de desempenho jurídicos

·         Diminua o passivo com mensuração de falhas e análise de causa raiz

·         Integre o departamento jurídico para garantir qualidade do Plano de Prevenção

·         Desenvolva metas para a área consultiva e analise os resultados dos indicadores para a área

·         Mapeie a origem dos gastos e prejuízos e minimize o passivo focando no seu problema

·         Utilize Indicadores na divulgação de resultados do departamento

Sandra Gebara,Head of Legal and Legalization

VIGOR

Alfredo Santana,Legal and Corporate Compliance Director

LATIN AMERICA VOLVO GROUP

 

11h10 – Integração e inovação para vencer desafios: A Lei Anticorrupção e a interação entre os Departamentos Jurídico e de Compliance

·         Estruture seu Programa de Compliance e implantando um código de ética de forma adequada ao tamanho e à complexidade do negócio

·         Defina o estágio de maturidade do Compliance para contribuir de forma efetiva ao objetivo estratégico do seu negócio

·         Assegure alterações promovidas pelo Compliance de maneira sustentável

·         Conheça métodos e benefícios de patrocínio da implementação do programa de compliance pelo Conselho de Administração e executivos seniores da sua empresa

Alderiza Agustini,Legal & Compliance Director

BRIDGESTONE DO BRASIL

Patricia Frossard Piteri,Legal & Compliance Sr. Director – LATAM

PHILIPS

 

12h10 – Almoço

 

13h30 – Gestão do Contencioso Estratégico e de Massa: O Enorme Aliado na Diminuição de Prejuízos

·         Implemente fluxos de trabalho que ampliam a troca de informações e conhecimento com as demais áreas da empresa

·         Minimize Custos e Carteira de Processos com uma gestão eficiente do contencioso

·         Realize análise integrada da carteira e angarie melhor desempenho na gestão do contencioso

·         Dados qualitativos e quantitativos para a mensuração do controle de qualidade

·         Contrato com escritório parceiro: modelos que convergem os objetivos da empresa, do departamento jurídico e do escritório

Fernando Q Merino,Group General Counsel

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

 

14h15 – Hot Topic – Atuação da Assessoria do Board em um Momento de Crise Institucional

·         Medidas preventivas para resguardar a Imagem e a Marca da Corporação

·         Constituição do Comitê de Crise, com participação de outros departamentos

·         Elaboração de relatório pós-crise, com análise das falhas, impactos para o valor da marca, ações mitigadoras e lições aprendidas

Rodrigo Salles,Legal Advisor to the Board of Directors

ODEBRECHT

 

15h00 – Precisão, Agilidade e Inovação em Urgências: A Atuação do Departamento Jurídico no Gerenciamento de Crises e nos Planejamentos de Grande Risco

·         Comunicação institucional efetiva e agilidade nas ações de regularização

·         Criação de Planos de Contingência

Luiz Alexandre Liporoni Martins,Head of Legal and Corporate Affairs

MAGAZINE LUIZA

 

15h30 – Case de Sucesso Ricardo Eletro – Provisionamento e Controle Orçamentário: Como obter previsões de perdas e classificação de ações exatas durante o período de recessão

·         Provisionamento e contingenciamento alinhados à indicadores de performance

·         Definição de uma política de acordos no jurídico e eficiência na gestão orçamentária do departamento

·         Planejamento de riscos e reserva financeira para composição de eventuais perdas

Moriel Landim Franco,Legal Director

RICARDO ELETRO

 

16h40 – Coffee break

 

17h00 – Departamentos Jurídicos e seus Escritórios Credenciados – Entenda as Decisões Estratégicas Tomadas Visando a Produtividade, Motivação e Rentabilidade da Parceria

·         Honorários, Indicadores de Desempenho e Parceria

·         Revisão de processos, melhor atendimento ao cliente, meios alternativos de resolução de conflito

·         Trabalhe em conjunto na alimentação de softwares que mensuram indicadores

·         Desenvolva indicadores e SLA tanto para contratação do serviço terceirizado quanto para mensurar seu desempenho

·         Defina indicadores para mensurar capacidade técnica, atendimento ao cliente e acordos com êxito do escritório credenciado

Rafael Dantas Legal Director,Corporate & Litigation

BAYER

 

Informações Úteis:

Data: 27 de Março de 2018

Local: Mercure Times Square. Av. Jamaris, 100

Investimento: R$2.720,00 (dois mil, setecentos e vinte reais).

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 13 de Março de 2018: R$2540,00

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

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