Workshop Empreendedorismo de Inovação
Workshop Empreendedorismo de Inovação
EMPREENDEDORISMO
Inovação ágil em startups e empresas estabelecidas
Objetivos
· Entender os conceitos e práticas do mundo do empreendedorismo de inovação ágil (modelo das startups)
· Estudar e aplicar as melhores práticas do empreendedorismo de inovação
Público Alvo
Empreendedores, executivos, gestores e staff de equipes envolvidas em atividades de inovação de modelo de negócio e/ou de produto e/ou de intraempreendedorismo
Pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos sobre modelos, processos e práticas de inovação e empreendedorismo
Programa
Desenvolvido no formato de oficinas de trabalho dirigido, com 2h a 4h cada, contempla os seguintes workshops (ws):
WS 1 Fundamentos do Empreendedorismo (2h)
· Empreendedorismo vs. Inovação
· Tipos de Inovação
· Identificando os espaços de oportunidade
· Lean Startup: inovação ágil
· A Visão e o Propósito do Empreendedorismo
· Hipótese do Motor de Crescimento
· Estimando resultados financeiros para o negócio: as métricas TAM, SAM, SOM
· Modelo de Empreendedorismo Ágil (AEM – Agile Entrepreneurship Model)
· Modelo de Intraempreendedorismo Mínimo Viável (MVIM – Minimum Viable Intrapreneurship Model)
· Dinâmicas: Estabelecendo a Visão e Propósito do empreendimento
WS 2 Concepção da Solução Inovadora (4h)
· Estabelecendo a oportunidade para inovação: Qual é o problema?
· Focalizando o segmento de mercado e os clientes alvo
· Entendendo o contexto do problema (dores do cliente e benefícios esperados)
· Canvas da Proposta de Valor (VPC – Value Proposition Canvas)
· Dinâmica: Desenhando o Canvas da Proposta de Valor (VPC)
WS 3 Validação da Proposta de Valor (4h)
· O Produto Mínimo Viável (MVP – Minimum Viable Product)
· Tipos de MVP: de baixa e de alta fidelidade
· A pivotagem da ideia original
· Quando pivotar?
· Dinâmica: Definindo o modelo para teste do Produto Mínimo Viável (MVP)
WS 4 Modelagem do Negócio (4h)
· Elementos chave de um Modelo de Negócio
· Proposta de Valor
· Fórmula de ganhos
· Recursos de processos críticos
· Canvas do Modelo de Negócio (BMC- Business Model Canvas)
· Posicionamento estratégico: Por onde começar?
· Dinâmica: Estabelecendo o Canvas do Modelo de Negócio (BMC)
WS 5 Pitch do Negócio (2h)
· O que é Pitch do negócio
· Objetivos do pitch
· O pitcher
· Questões-chave para elaboração do Pitch
· Teste do pitch
· Dinâmica: Elaborando e testando o Pitch
Carga Horária
· 16 horas
Instrutor
Pesquisador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio
Mestre em Eng. de Produção – UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo – PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços – ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) – NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 – SGS-ICS; Engº Eletrônico – PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio-Diretor Executivo da Intelligentia Assessoria Empresarial, Fundador e CEO da Star2Up consCiência empreenderora.
Informações:
Data: 26 e 27 de agosto de 2019
Horario: Das 08h30 as 17h30
Local: Espaço Paulista – São Paulo – SP
Investimento: R$ 1.500,00
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
Solicitar PropostaCursos Relacionados
Todos os Direitos Reservados 2024