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Workshop Empreendedorismo de Inovação

Workshop Empreendedorismo de Inovação

Workshop Empreendedorismo de Inovação

EMPREENDEDORISMO

Inovação ágil em startups e empresas estabelecidas

 

Objetivos

· Entender os conceitos e práticas do mundo do empreendedorismo de inovação ágil (modelo das startups)

· Estudar e aplicar as melhores práticas do empreendedorismo de inovação

 

Público Alvo

Empreendedores, executivos, gestores e staff de equipes envolvidas em atividades de inovação de modelo de negócio e/ou de produto e/ou de intraempreendedorismo

Pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos sobre modelos, processos e práticas de inovação e empreendedorismo

 

Programa

Desenvolvido no formato de oficinas de trabalho dirigido, com 2h a 4h cada, contempla os seguintes workshops (ws):

 

WS 1 Fundamentos do Empreendedorismo (2h)

· Empreendedorismo vs. Inovação

· Tipos de Inovação

· Identificando os espaços de oportunidade

· Lean Startup: inovação ágil

· A Visão e o Propósito do Empreendedorismo

· Hipótese do Motor de Crescimento

· Estimando resultados financeiros para o negócio: as métricas TAM, SAM, SOM

· Modelo de Empreendedorismo Ágil (AEM – Agile Entrepreneurship Model)

· Modelo de Intraempreendedorismo Mínimo Viável (MVIM – Minimum Viable Intrapreneurship Model)

· Dinâmicas: Estabelecendo a Visão e Propósito do empreendimento

 

WS 2 Concepção da Solução Inovadora (4h)

· Estabelecendo a oportunidade para inovação: Qual é o problema?

· Focalizando o segmento de mercado e os clientes alvo

· Entendendo o contexto do problema (dores do cliente e benefícios esperados)

· Canvas da Proposta de Valor (VPC – Value Proposition Canvas)

· Dinâmica: Desenhando o Canvas da Proposta de Valor (VPC)

 

WS 3 Validação da Proposta de Valor (4h)

· O Produto Mínimo Viável (MVP – Minimum Viable Product)

· Tipos de MVP: de baixa e de alta fidelidade

· A pivotagem da ideia original

· Quando pivotar?

· Dinâmica: Definindo o modelo para teste do Produto Mínimo Viável (MVP)

 

WS 4 Modelagem do Negócio (4h)

· Elementos chave de um Modelo de Negócio

· Proposta de Valor

· Fórmula de ganhos

· Recursos de processos críticos

· Canvas do Modelo de Negócio (BMC- Business Model Canvas)

· Posicionamento estratégico: Por onde começar?

· Dinâmica: Estabelecendo o Canvas do Modelo de Negócio (BMC)

 

WS 5 Pitch do Negócio (2h)

· O que é Pitch do negócio

· Objetivos do pitch

· O pitcher

· Questões-chave para elaboração do Pitch

· Teste do pitch

· Dinâmica: Elaborando e testando o Pitch

 

Carga Horária

· 16 horas

 

Instrutor

Pesquisador, palestrante e consultor sênior em Estratégia, Gestão e Inovação de negócio

Mestre em Eng. de Produção – UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo – PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços – ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) – NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 – SGS-ICS; Engº Eletrônico – PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio-Diretor Executivo da Intelligentia Assessoria Empresarial, Fundador e CEO da Star2Up consCiência empreenderora.

 

Informações:

Data: 26 e 27 de agosto de 2019

Horario: Das 08h30 as 17h30

Local: Espaço Paulista – São Paulo – SP

Investimento: R$ 1.500,00

 

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