fbpx

Administração por Unidades Estratégicas de Negócios

Administração por Unidades Estratégicas de Negócios

Estruturação de um Sistema de Informação para Apuração e Avaliação dos Resultados das Unidades de Negócios

 

São Paulo, 13 de Agosto de 2013 – Mercure Moema

 

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade e Controller das Indústrias Romi

 

Dentro do papel de atuação da moderna controladoria, não se concebe mais a gestão econômica da empresa unicamente de forma sintética através dos demonstrativos contábeis básicos ou utilizando a mensuração da rentabilidade dos produtos.

Uma empresa é um sistema composto de uma série de processos e atividades, que atuam de forma integrada e interrelacionada, e no desempenho dessas atividades é que o lucro é efetivamente gerado. Esses processos e atividades são organizados dentro da empresa através dos setores, departamentos ou divisões, que ficam sob a responsabilidade de gestores operacionais. Os gestores são responsáveis pelas operações como são responsáveis pelo resultado.

 

Desta forma, impõe-se como fundamental a estruturação de um sistema de informação pela controladoria, para apuração dos resultados setoriais. Este mesmo sistema tem também como objetivo avaliar o desempenho desses gestores.

A estruturação de um sistema de contabilidade por atividades e unidades de negócios envolve uma série de definições e conceitos, para atender os seus objetivos principais.

 

Esses conceitos iniciam-se a partir de uma visão geral da empresa e suas partes, da sua missão e do modelo de gestão adotado.

 

O conteúdo deste curso apresenta os fundamentos e conceitos para estruturação adequada de um sistema de contabilidade por atividades e unidades de negócios, os principais modelos existentes, bem como as sugestões para um modelo de aplicação geral. Apresenta também os conceitos de avaliação de desempenho e sistemas de recompensa, bem como a sugestão de uma série de modelos mais específicos para alguns segmentos de atuação.

 

Objetivos

·         Apresentar os fundamentos e conceitos que justificam a estruturação de um sistema de informação para avaliação dos resultados setoriais, de atividades a unidades de negócios.

·         Discutir a incorporação dos modernos conceitos de custos de oportunidade, como preços de mercado e Economic Value Added – EVA.

·         Entender como identificar as unidades de negócio geradoras de resultado

·         Entender como aplicar os preços de transferência interunidades de negócios

·         Aprender como estruturar um sistema de informação que permita uma visão multidimensional dos negócios da empresa

·         Evidenciar a interrelação entre o sistema de contabilidade por atividades como instrumento de avaliação de desempenho dos gestores setoriais, e as possibilidades de utilização dessas informações como sistema de recompensa.

·         Definir os conceitos e informações necessárias para um modelo genérico de contabilidade divisional, bem como apresentar modelos exemplos de modelos especificados.

·         Mostrar a possibilidade de interrelação do sistema de contabilidade por atividades e unidades de negócio com o Balanced Scorrecard e o planejamento estratégico empresarial.

 

Público Alvo

Controllers, Diretores Administrativos e Financeiros, Gerentes de Contabilidade, Custos e Orçamento e outros profissionais da área.

 

PROGRAMA COMPLETO:

 

1. FUNDAMENTOS

Definições, conceitos, objetivos

Accountability – Contabilidade por Responsabilidade e Resultados Controláveis

Premissas para gestão econômica de atividades e unidades de negócios

Motivação – Centralização e Descentralização

Avaliação de Desempenho

 

2. SEGMENTOS E UNIDADES DE NEGÓCIO

Centros de Lucros e Centros de Investimentos -Visão multidimensional

Investimentos das atividades e unidades de negócio

Custo de Oportunidade e Retorno do Investimento: aplicação do EVA

Centro de Lucro de Resultados Financeiros: Riscos e Rentabilidade

Segmentos de Negócios e Geográficos – A visão de finanças internacionais

Exemplos numéricos

 

3. PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA

Conceito e Objetivo

Critérios – vantagens e desvantagens

Preço de transferência como custo de oportunidade

Aspectos Tributários e Internacionais

 

4. SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Informações necessárias, Sistemas abastecedores

Estruturação do Sistema de Contabilidade Divisional

Consolidação dos resultados

 

5. MODELOS EXISTENTES

ABM – Activity Based Management e ABC

GECON – Sistema de Gestão Econômica

GECON x ABM

Resultado Econômico x Resultando Contábil

Padrões de Desempenho

Exemplos numéricos

 

6. MODELO GENÉRICO

Fundamentos para estruturação de um modelo genérico

Atividades de Apoio como Unidades de Negócio

Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Custos Diretos aos centros de resultados

Segmentação por Processos, Clientes, Canais de Distribuição, Mercados

Aspectos Legais

Exemplos numéricos

 

7. MODELOS ESPECÍFICOS

Microempreendimento

Pequeno Empreendimento

Comércio, Serviços, Indústria

Atividades sem fins lucrativos

 

8. SISTEMAS DE RECOMPENSA E OUTRAS INTEGRAÇÕES

Utilização do sistema como motivação e avaliação de desempenho

Recompensas como incentivo – Sistemas de recompensas

Medidas de Desempenho não financeiras

Informações para Formação de Preços de Venda

Integração com a estratégia, Balanced Scorecard e Gerenciamento do Risco

 

Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP

Professor de Controladoria e Contabilidade

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento

Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

 

Autor dos livros:

·         Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;

·         Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;

·         Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;

·         Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;

·         Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;

·         Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

·         Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

·         Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

·         Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

·         Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

·         Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

·         Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

·         Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

·         Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

·         Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

·         Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

·         Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

·         Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

·         Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

 

Informações Úteis:

Data: 13 de Agosto de 2013

Horário: 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

 

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365

 

Investimento: R$2.380,00 (dois mil trezentos e oitenta reais)

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 30 de Julho de 2013:R$1.990,00 (mil, novecentos e noventa reais)

    Solicitar Curso

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

    Solicitar Proposta

    Todos os Direitos Reservados 2024