Objetivos do Curso de Compliance em Recursos Humanos: Aspectos Práticos
- Difundir os conceitos, características e benefícios do Compliance em Recursos Humanos nas Organizações.
- Instrumentalizar os participantes para adotarem nas Áreas de RH de suas Organizações medidas de controles internos que auxiliem na identificação e correção de falhas, erros, equívocos e similares que se constituam em riscos trabalhistas para estas.
- Fornecer aos participantes conhecimentos básicos das práticas fundamentais de Compliance e orienta-los em sua aplicação nas Áreas de RH de suas Organizações.
- Contribuir para a redução dos riscos trabalhistas com o quadro de pessoal e demais profissionais não vinculados que atuam nas Organizações
Público Alvo
- Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com a Gestão de RH na Organização.
- Profissionais que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de implantação e operacionalização do Compliance Trabalhista nas empresas.
- Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou assessores e consultores em Recursos Humanos interessados em melhorar suas habilidades atuais.
- Todos aqueles que ocupem ou que virão a ocupar cargos de Gestor de Recursos Humanos interessados em fortalecer seus conhecimentos visando o exercício eficaz de suas funções gerenciais.
- Demais profissionais e estudantes interessados em desenvolver seus conhecimentos profissionais.
Conteúdo Programático do Curso de Compliance em Recursos Humanos: Aspectos Práticos
I – CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS
- O que é compliance em recursos humanos (rh).
- Visão sistêmica da gestão de rh:
2.1. Políticas de rh: o que são, como e por que formaliza-las
2.2. Processos básicos de rh.
2.3. Processos estratégicos de rh.
- O mapa da integração dos processos em rh.
- Instrumentos de integração e formalização de processos: procedimentos normativos, formulários padrões.
II – LEGISLAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO RH NAS ORGANIZAÇÕES: OS LIMITES DE ATUAÇÃO DO RH: A MOLDURA DA TELA
- Os fundamentos da constituição.
- A clt.
- Convenções coletivas de trabalho.
- Acordos coletivos de trabalho.
- Leis federais que impactam na gestão de rh das organizaçoes.
III – AÇÕES DO RH PARA PROTEÇÃO DA ORGANIZAÇÃO QUANTO A ERROS/FALHAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:
- A estrutura organizacional.
- O regulamento interno.
- O código de ética ou de conduta.
- A comunicação com o quadro de pessoal.
- Modelos de canais de denúncia.
- A importância dos protocolos.
- O treinamento dos gestores.
- O plano de cargo e salários.
IV – ENTENDENDO O QUE REVELAM:
- Os indicadores de gestão de rh.
- A análise das demandas trabalhistas.
- As entrevistas de saídas.
- Os acidentes do trabalho.
- Os atestados médicos.
- Outras revelações da cultura e do ambiente organizacional
V – COMO PREPARAR A ÁREA DE RH PARA AUDITORIA DE COMPLIANCE.
- Investigações periódicas: amostragens seletivas
- Comprovantes e evidências: registros de atos e fatos.
- Organização dos arquivos: virtual e real.
VI – FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA IMPLANTAR E MANTER UMA ÁREA DE RH APROVADA PELA AUDITORIA DE COMPLIANCE
- Papel da diretoria / alta direção.
- Papel dos gestores de áreas usuárias.
- Papel do rh: gestor e colaboradores.
Instrutor:
Mestre e graduado em Administração. Experiência profissional de 53 anos adquirida em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos. Nos últimos 35 anos têm atuado ativamente como Consultor Empresarial, Docente em cursos de Graduação e de Pós-graduação/MBA e Instrutor em Cursos de Educação Corporativa, lecionando em diversos Estados do País. Conteudista e tutor de disciplinas de Cursos de Graduação e PG, modalidade EAD, plataforma Moodle. Atua, também, como Palestrante, Pesquisador e Articulista e possui diversos artigos publicados, em jornais, revistas e sites da Internet. Participa de projetos de voluntariado junto a Entidades de Classe. Suas áreas de atuação são Planejamento e Gestão Empresarial, Mudança e Inovação Organizacional, Qualidade e Recursos Humanos.