COMPRAS E NEGOCIAÇÕES | COMO SE TORNAR UM COMPRADOR ESTRATÉGICO
CONSIDERAÇÕES
As atividades de compras envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda, entre outros. Essas atividades eram vistas até meados dos anos 70, como um fator meramente burocrático. A crise do petróleo foi marcante para a atuação de Compras, com a redução da matéria-prima no cenário mundial, surgiu a necessidade desses profissionais assumirem uma postura mais ativa, o que trouxe uma significativa organização para o setor. De uma função tática e operacional, o comprador se tornou uma posição vital para agregar valor e aumentar a lucratividade das empresas. Hoje em média cerca de 50% do faturamento bruto das empresas é utilizado para comprar insumos e serviços. Neste curso apresentaremos um cenário completo sobre a área de compras e as principais técnicas e conceitos exigidos pelo mercado para o comprador exercer a função de maneira estratégica.
OBJETIVOS
- Preparar os alunos a realizar negociações de compras e a obter vantagens competitivas através do conhecimento e informações conceituais aliadas a prática de mercado;
- Apresentar aos participantes técnicas e conceitos de inteligência de mercado que podem ser aplicados nos processos de negociações de materiais diretos, indiretos e serviços e como estas ações podem gerar resultados e trazer uma maior rentabilidade financeira para a organização.
CARGA HORÁRIA
16 horas
PÚBLICO ALVO
Compradores, Gerentes de Produtos, Gerentes de Compras, Coordenadores, Assistentes de Compras, Marketing e Logística; Diretores, Analistas e Assistentes de suprimentos, Comercial, Vendas ou áreas correlacionadas como Controladoria, Supply-chain, BI (Business Intelligence), Procurement (compras), Planejamento e Finanças.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º DIA – Ministrado pelo Profº Erick Boano
Inteligência de Mercado aplicada na Gestão de Negociações
- A evolução no processo de negociação
- Novas práticas adotadas pelo mercado
- Conceitos básicos de inteligência de mercado
- Principais técnicas aplicadas
- Coleta de dados e organização de dados
- Busca por fontes de referência
- O que é cadeia de valor?
- O que é cadeia produtiva?
- Análise SWOT
- Análise Porter
- Elaboração do ONE PAGE
2º DIA – Ministrado pelo Profº Roberto Nascimento Oliveira
Estratégia e Fundamentação das Compras
- Gestão e negociação de compras
- Fases da negociação
- Cenário e mudanças no mercado (Shopper, Varejo, novos Players)
- Administração estratégica da informação; conhecimento e fundamentação
- Cadeia de suprimentos utilizando o SS (Strategic Sourcing) e foco no TCO (Total Cost of Ownership)
- Commitement, Objectives, Strategy, Tactics
- Valor agregado
Construção de relacionamento e projetos de longo prazo
- Gestão de processos, seleção, definição e homologação de fornecedores;
- Relacionamento – princípios para colaboração efetiva na cadeia de suprimentos;
- O que fazer e o que não fazer nas negociações;
- Princípios da negociação; BATNA, partes, interesses, valor, barreiras, poder e ética;
- Negociação de contrato; acordo comercial de fornecimento;
- Tendências e desafios de mercado;
- Controle das Condições e Avaliação (KPIs); Penalizar X bonificar;
- Objetivos dos indicadores;
- Obsessão pela eficiência e produtividade;
- Fator humano como diferencial competitivo em Negociações Estratégicas;
- Mudanças, desafios e oportunidades para o negociador do século XXI
- Sucesso de um comprador estratégico
METODOLOGIA
Aulas teóricas com exposições dialogadas e exemplificadas, com espaço para a troca de experiências, artigos, vídeos e casos práticos para debates.
Desconto especial para inscrições efetuadas até dia 24/08
Investimento:
R$ 1.850,00 por inscrição.
Inclusos na inscrição:
Material didático, coffee break e certificado de participação.
Horário:
08h30 às 17h30
Local de realização:
Hotel Tulip Inn Paulista – Rua Apeninos, 1070 – Paraíso – São Paulo/SP.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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