Definindo Custo e Preços de Serviços
Definindo Custo e Preços de Serviços
São Paulo, 14 e 15 de Agosto de 2012 – Novotel Ibirapuera
Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A
Objetivo do treinamento
A definição dos preços de venda dos produtos e serviços de uma empresa é a decisão mais importante que a empresa faz para a obtenção do lucro e rentabilidade desejada. As variáveis que afetam os preços de venda são inúmeras, desde o mercado pressionando preços, a possibilidade de atuação do marketing criando preços diferenciados entre outras e logicamente, dos custos dos produtos e serviços.
Independente do segmento de atuação da empresa, o parâmetro inicial e fundamental para a definição e determinação dos preços de venda dos produtos e serviços é o seu custo e sua estrutura de despesas e margem desejada.
A variabilidade dos tipos de serviços é muito grande e há pouca literatura e material específico para este tipo de atividade. Porém, é possível desenvolver uma estrutura lógica para o custeamento unitário de qualquer serviço em qualquer atividade. Para isso os conceitos devem ser estruturados adequadamente e o entendimento de cada serviço deve ser explicitado na sua estrutura e no seu processo de execução.
Este treinamento tem com o objetivo mostrar como se deve estruturar o custo de serviços, e, por meio disso, formar os seus preços de vendas, considerando os fatores essenciais como a rentabilidade desejada, a capacidade operacional, a estrutura de custos e despesas, e a estrutura tributária do segmento de atuação.
Público Alvo
Controllers, Diretores e Gerentes de Marketing e Comercialização, Responsáveis pelas áreas de Custos e Orçamento, Empresários em geral, Contadores, responsáveis pelas áreas de pricing e outros profissionais que atuam nas áreas de custos, orçamento, comercialização e precificação.
Programa Completo:
Parte 1 – EMPRESAS DE SERVIÇOS
- Caracterização de serviços
- Tipos de serviços
- Principais empresas do ramo de serviços
- Empresas com múltiplos serviços
Parte 2 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS
- Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
- Classificação de custos
- Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
- Custos para fins contábeis e fins gerenciais
- Exemplo
Parte 3 – SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO
- Estruturação das informações
- Estrutura do serviço e processo de execução
- Preparação da estrutura contábil
- Sistemas de acumulação: ordem, timesheet etc.
Parte 4 – MÉTODOS DE CUSTEIO
- Custeio por Absorção e Custeio Direto
- Custeio Variável e Custeio ABC
- O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
- Exemplos numéricos
Parte 5 – CUSTO PADRÃO
- O que é e para que serve: validade novo
- Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
- Análise das variações: a real necessidade
- Exemplos numéricos
Parte 6 – ESTRUTURA TÉCNICA PARA CUSTOS DE SERVIÇOS
- Estrutura do serviço e processo de execução
- O conceito de serviço ampliado
- Serviços de apoio direto
- Serviços de apoio indireto
- A questão da capacidade
Parte 7 – CUSTEAMENTO UNITÁRIO DE SERVIÇOS
- Serviços baseados em pessoas
- Serviços baseados em equipamentos
- Exemplos numéricos
- Atividades de hotelaria, logística, saúde, transporte, educação, financeira
Parte 8 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA
- Formação de preços de venda a partir do custo unitário
- Custo meta: o que é e como calcular
- Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
- Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
- A questão do Mark-up para diversas tributações
- Exemplos numéricos
Parte 9 – INTRODUÇÃO À PRECIFICAÇÃO (Pricing)
- Formação estratégica de preços
- O conceito de valor percebido
- O conceito de valor econômico do preço
- Utilização de simulação para formar preços de venda
Parte 10 – ANÁLISES DE PREÇOS E CUSTOS
- Conceitos necessários
- Análise de Rentabilidade de Produtos
- Custos para Servir (Cost to serve)
- Análise multidimensional
- A utilização de softwares para análises de preços e custos
Carga Horária: 16 Horas
Instrutor: Clóvis Luís Padoveze
- Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
- Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
- Professor de Controladoria e Contabilidade.
- Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
- Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.
- Consultor financeiro e contábil de empresas de médio e grande porte
Autor dos seguintes livros na área Contabilidade, Controladoria e Finanças
- Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012;
- Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
- Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
- Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
- Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
- Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
- Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
- Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
- Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
- Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
- Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
- Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012;
- Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
- Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
- Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
- Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
- Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010
- Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
- Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010
- Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011
- Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012
Informações Úteis:
Data: 14 e 15 de Agosto de 2012
Horário:
1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento
9h00 às 18h00 – Curso
2o dia – 8h30 – 17h30 – Curso
Local: Novotel São Paulo Ibirapuera – Rua Sena Madureira, 1355
Investimento: R$2.990,00 (dois mil, novecentos e noventa reais).
Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 1 de Agosto de 2012: R$ 2.790,00 (dois mil, setecentos e noventa reais).
Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
Solicitar PropostaCursos Relacionados
Todos os Direitos Reservados 2024