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Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes

Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes

Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes

 

Objetivos do Treinamento:

Proporcionar aos participantes a aplicação de Modernas Técnicas de Análise, Concessão & Recuperação de Crédito a Empresas e Pessoas Físicas.

O público-alvo terá as condições necessárias para analisar propostas de crédito, definir uma política de crédito e entender seu potencial de pagamento.

São os Critérios fundamentais para a classificação do risco do cliente e tomada de decisão quanto a Capacidade do Tomador de Crédito e sua Propensão á Liquidação.

Módulo 1: Cadastro PF & PJ e Prevenção de Fraudes no Crédito

Módulo 2:  Análise de Crédito Pessoa Física & Jurídica: Gestão de Crédito & Risco

Módulo 3:  Análise de Balanço para Definição de Limites de Crédito

Módulo 4  Recuperando Créditos & Negociando com Inadimplentes

 

Módulo I : COMO PREVER FRAUDES EM CREDITO: DIMINUINDO DO RISCO EMPRESARIAL  

 

Objetivo: 

Proporcionar aos participantes ferramentas de análise cadastral, concessão de crédito e prevenção de fraudes, fundamentais para a classificação do risco do cliente e tomada de decisão quanto a Capacidade do Tomador de Crédito e sua Propensão á Liquidação do mesmo, afim de mitigar o fluxo de caixa da empresa.

 

Metodologia: 

O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom.

 

Público Alvo:

Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise e concessão de crédito na empresa.

 

Principais Conceitos da Análise e Concessão de Crédito:

  • Cenários & Tendências de Crédito no País (Pós Pandemia)
  • Funções do Crédito no Sistema Financeiro

Formatos e Templates de Cadastros mais Utilizados no País

  • A Ficha Cadastral, sua Importância e Estrutura: Como “Montar” a Ficha do Cliente
  • Cadastros Mais Utilizados nas Entidades Financeiras de Concessão de Crédito
  • O Tratamento adequado a Documentação e a Importância da Checagem dos dados
  • A Questão: Quantidade ou Qualidade da Informação

Cadastros: A Relevância da Informação na Decisão de Crédito

  • Cadastros Pessoa Física: Definindo os Critérios de Risco PF
  • Colaboradores CLT, Autônomos Profissionais X Domésticos, Profissionais Liberais e Pequenos Agricultores
  • Cadastros Pessoa Jurídica : Definindo os Critérios de Risco PJ
  • Coleta de Dados Empresariais & Relatório de Visitas
  • Sócios, Diretores, Executivos & Procuradores (Bens, Poderes, Garantias Reais e Pessoais)
  • Sucessão Familiar e Empresas Recém-Constituidas
  • Gestão do Relacionamento com Representantes Comerciais

Prevenção de Fraudes em vendas a Crédito

  • Principais Campos a Serem Verificados na Prevenção de Fraudes
  • Regularidade da Numeração Sequencial de CPFs e RGs em Todos o Pais
  • Espelhos de RGs e suas Particularidades desde a criação do Registro Geral
  • Como Agem os Golpistas: Estratégias & Táticas de Má Fé
  • Analisando Documentos (RG, CPF, Comprovantes, Contrato Social e Outros)

 

Módulo II : ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURIDICA & FÍSICA: GESTÃO DE CRÉDITO & RISCO

 

Objetivos: 

Proporcionar aos participantes a aplicação de Modernas Técnicas de Análise e Concessão de Crédito a Empresas e Pessoas Físicas. O público-alvo terá as condições necessárias para analisar crédito e potencial de pagamento sob as óticas financeira e econômica

 

Metodologia:

O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom.

 

Público Alvo:

Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise e concessão de crédito na empresa.

 

Como Implantar um Departamento de Crédito

  • A Definição dos Cargos e Funções do Departamento de Crédito
  • Teste de Perfil do Analista de Crédito (Arrojado, Moderado ou Conservador)
  • Criação de Comitê de Crédito com Níveis e Alçadas de Decisão
  • Aspectos Fundamentais na definição da Política de Crédito

 Modelos de Análise de Crédito mais Utilizados no País

A Ferramenta do 5 “Cs” Aplicadas a Crédito

  • Carater, Capacidade, Capital, Colateral, Condições e Conglomerado
  • Crerdit Game: Jogo Prático para Definir os Critérios Técnicos dos “5Cs”
  • Classificação das Agencias de Ratting no Pais
  • IPI e o Índice de Propensão á Inadimplência Aplicada na PJ

Concessão de Crédito por Pontuação

  • Conceitos Fundamentais de Credit-Score e Pontuação de Crédito
  • Score de Aceitação (Aplication Score)
  • Score de Comportamento (Behavior Score)
  • Score de Agência de Crédito (Bureau Score)
  • Score Anti-Fraudes (Fraude Score)
  • Score de Seguradoras de Crédito (Insurance Score)

Principais Instrumentos de Crédito Utilizados

  • Tipos de Títulos Crédito Disponíveis no Mercado
  • Carnê + Contrato de Venda
  • Nota Promissória e Letra de Câmbio
  • Duplicata + Boleto Bancário
  • Cheque Pré-Datados e Cadernetas

Princípios dos Títulos de Crédito

  • Emissão e Apresentação Prazos de Validade e Prescrição
  • Saque, Aceite, Protesto e Executividade
  • Trabalhando O Cheque Na Prática (Vantagens e Desvantagens)

 

Módulo III : ANÁLISE DE BALANÇO PARA DEFINIÇÃO DE LIMITES DE CRÉDITO EMPRESARIAL

 

Objetivos: 

Propiciar aos Participantes conhecimentos sobre os Processos de Gestão Econômica e Financeira, para que se possa analisar Cenários de Médio e Longo Prazos, onde os Indicadores do Cash-Flow, bem como os de Endividamento, Lucratividade e Rentabilidade, serão de fundamental importância para o processo de tomada de Decisões Estratégicas e Operacionais., afim de definir os Limites de Crédito junto ao proponente.

 

Metodologia: 

O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano industrial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom

 

Público Alvo:

Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Ana

listas de Crédito, Telecobradores, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise, concessão e recuperação de crédito na empresa

 

Conceito de Crédito e Análise Financeira

  • Diferenças Técnicas dos Diversos Tipos de Crédito
    A Decisão do Crédito dentro da Administração Financeira
    Aspectos Fundamentais na Definição da Política de Crédito
    Alternativas e Recursos para a Tomada de Decisão de Crédito
  • Analisando os Limites, Garantias e Avalistas

Análise das Demonstrações Econômicas

  • Análise Horizontal e Vertical
  • Análise através de Indicadores ou Quocientes
  • Índices de Liquidez (Corrente, Geral, Seca e Imediata)
  • Índices de Estrutura (Participação de Capitais de Terceiros, Composição de Endividamento Geral, Imobilização não Correntes e de Patrimônio Líquido)
  • Índices de Rentabilidade (Margem Líquida, Giro do Ativo, Rentabilidade do Ativo, Rentabilidade do Patrimônio Líquido)
  • Índices de Atividade (Prazo Médio de Vendas, Prazo Médio de Estocagem, Prazo Médio de Pagamento das Compras, Ciclo Operacional, Ciclo Financeiro)

Projeção de Números para Análise de Cenários

  • Projetando os números: de olho no futuro
  • As Futuras Origens e Aplicações de Recursos
  • Desenhando os Cenários: Pessimista, Realista e Otimista

Fluxo de Caixa Projetado

  • Analisando Informações Financeiras e Tomando Decisões Econômicas
  • Desvios entre o Fluxo de Caixa Previsto e o Realizado

Ferramentas de Análise em Demonstrações de Resultados – (DRE)

  • Custos, Despesas Variáveis & Fixas, Margem de Contribuição e Lucro
  • Ponto de Equilíbrio Mínimo (Contábil) e Ponto de Equilíbrio Econômico (Objetivo)

 

Módulo IV : COMO RECUPERAR CRÉDITOS & NEGOCIAR COM INADIMPLENTES  

 

Objetivos: 

Despertar nos Participantes a preocupação de como proceder nos momentos de inadimplência e como utilizar as ferramentas preventivas e corretivas, visando o recebimento dos créditos, manutenção do cliente e irrigação constante do Fluxo de Caixa

 

Metodologia: 

O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom

 

Público Alvo:

Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Telecobradores, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise, concessão e recuperação de crédito na empresa

 

Aspectos Técnicos e Comportamentais do Operador de Cobrança

  • Motivação para o Trabalho Diário em Recuperação de Créditos & Cobrança
  • Melhoria da Argumentação & Assertividade em Cobrança
  • Como Trabalhar a Ansiedade a Nosso Favor: Não Fazer Qualquer Acordo

Negociação de Créditos

  • A Negociação e a Inadimplência : Diferenças de Negociar e Cobrar

Negociadores e Vendedores: Principais Características

  • Você é um Bom Negociador?
  • Principais Regras da Negociação Aplicada a Inadimplência

Como Gerenciar a Carteira de Inadimplentes?

  • Gerenciando a Inadimplência com Profissionalismo
  • Utilizando com Critério as Informações Cadastrais
  • Impedimentos Legais (Código de Defesa do Consumidor) Como Evitar Problemas
  • Lei LGPD Aplicada á Recuperação de Créditos

Negociação Eficaz

  • Habilidades de Relacionamento em Negociação
  • Erros a evitar numa Negociação

Identificação dos Diferentes tipos de Devedores

  • O Que Não Pode Pagar, Mas Quer
  • Momentâneo, Sazonal, Lesado, Pré-Insolvente e Insolvente
  • O Que Não Quer Pagar, Mas Pode
  • Distraído, Exigente, Explosivo, Emotivo e Aproveitador
  • Golpistas
  • Fantasma, Falsificador, Gestão Fraudulenta, Vítima das Circunstâncias, Má-Fé Profissional

Telecobrança: Cobrança por Telefone na Prática

  • Estratégias de Negociação & Cobrança por Telefone
  • Desculpas & Respostas Típicas para os Pedidos de Pagamento
  • Regras de Atendimento Telefônico em Cobrança
  • Procedimentos para Acertos de Pagamentos

Composição e Vantagens dos Acordos

  • Viabilidade e Tipos de Acordo
  • O Contrato de Confissão de Dívida e A Questão dos Juros
  • Medidas Contenciosas: Protesto, Ação Judicial, Execução, Recuperação Judicial e Falência

 

Instrutor:

MBA de Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas;

Administrador de Empresas com especialização em Negócios Internacionais;

Atuando há 38 anos no meio econômico-financeiro, integrou a Linha de frente de Bancos Comercias, tendo atuado como Gerente de Contas nos Bancos Santander e Itaú Unibanco. O Mais Jovem Gerente de Banco PJ em 1990 no pais, aos 20 anos.

Docente do MBA Executive Banking da UNIP com os Módulos de Análise de Crédito & Produtos Bancários .

Carreira voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaborares de empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços de todos os portes, com ênfase para treinamentos IN COMPANY.  Já ministrou Palestras, Seminários, Workshops e Treinamentos Técnicos e Comportamentais em 24 Estados Brasileiros em empresas de todos os portes. Membro efetivo do Fórum de Jovens Empresários da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, colaborador do DIARIO DO COMÉRCIO, DCI, O ESTADO DE SÃO PAULO, GAZETA MERCANTIL e das revistas MOMENTO IOB, INFO CANAL e PEGN (Pequenas Empresas, Grandes Negócios).

 

Informações Úteis:

Datas:

22 de Outubro de 2024, das 14h às 18h:  Módulo 1: Cadastro PF & PJ e Prevenção de Fraudes no Crédito

23 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 2:  Análise de Crédito Pessoa Física & Jurídica: Gestão de Crédito & Risco

24 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 3:  Análise de Balanço para Definição de Limites de Crédito

25 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 4  Recuperando Créditos & Negociando com Inadimplentes

O treinamento poderá ser vendido separadamente, por módulos, ou por pacotes, conforme segue:

Investimento:

R$ 790,00 por módulo.

  • Para a Aquisição de 2 módulos – desconto de 5%
  • Para a Aquisição de 3 módulos – desconto de 10%
  • Para a Aquisição do treinamento completo (4 módulos) 15% de desconto.

 

Para demais informações sobre o Curso Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp Exclusivo ou através do e-mail:contato@propagartraining.com.br

 

 

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