Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes
Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes
Objetivos do Treinamento:
Proporcionar aos participantes a aplicação de Modernas Técnicas de Análise, Concessão & Recuperação de Crédito a Empresas e Pessoas Físicas.
O público-alvo terá as condições necessárias para analisar propostas de crédito, definir uma política de crédito e entender seu potencial de pagamento.
São os Critérios fundamentais para a classificação do risco do cliente e tomada de decisão quanto a Capacidade do Tomador de Crédito e sua Propensão á Liquidação.
Módulo 1: Cadastro PF & PJ e Prevenção de Fraudes no Crédito
Módulo 2: Análise de Crédito Pessoa Física & Jurídica: Gestão de Crédito & Risco
Módulo 3: Análise de Balanço para Definição de Limites de Crédito
Módulo 4 Recuperando Créditos & Negociando com Inadimplentes
Módulo I : COMO PREVER FRAUDES EM CREDITO: DIMINUINDO DO RISCO EMPRESARIAL
Objetivo:
Proporcionar aos participantes ferramentas de análise cadastral, concessão de crédito e prevenção de fraudes, fundamentais para a classificação do risco do cliente e tomada de decisão quanto a Capacidade do Tomador de Crédito e sua Propensão á Liquidação do mesmo, afim de mitigar o fluxo de caixa da empresa.
Metodologia:
O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom.
Público Alvo:
Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise e concessão de crédito na empresa.
Principais Conceitos da Análise e Concessão de Crédito:
- Cenários & Tendências de Crédito no País (Pós Pandemia)
- Funções do Crédito no Sistema Financeiro
Formatos e Templates de Cadastros mais Utilizados no País
- A Ficha Cadastral, sua Importância e Estrutura: Como “Montar” a Ficha do Cliente
- Cadastros Mais Utilizados nas Entidades Financeiras de Concessão de Crédito
- O Tratamento adequado a Documentação e a Importância da Checagem dos dados
- A Questão: Quantidade ou Qualidade da Informação
Cadastros: A Relevância da Informação na Decisão de Crédito
- Cadastros Pessoa Física: Definindo os Critérios de Risco PF
- Colaboradores CLT, Autônomos Profissionais X Domésticos, Profissionais Liberais e Pequenos Agricultores
- Cadastros Pessoa Jurídica : Definindo os Critérios de Risco PJ
- Coleta de Dados Empresariais & Relatório de Visitas
- Sócios, Diretores, Executivos & Procuradores (Bens, Poderes, Garantias Reais e Pessoais)
- Sucessão Familiar e Empresas Recém-Constituidas
- Gestão do Relacionamento com Representantes Comerciais
Prevenção de Fraudes em vendas a Crédito
- Principais Campos a Serem Verificados na Prevenção de Fraudes
- Regularidade da Numeração Sequencial de CPFs e RGs em Todos o Pais
- Espelhos de RGs e suas Particularidades desde a criação do Registro Geral
- Como Agem os Golpistas: Estratégias & Táticas de Má Fé
- Analisando Documentos (RG, CPF, Comprovantes, Contrato Social e Outros)
Módulo II : ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURIDICA & FÍSICA: GESTÃO DE CRÉDITO & RISCO
Objetivos:
Proporcionar aos participantes a aplicação de Modernas Técnicas de Análise e Concessão de Crédito a Empresas e Pessoas Físicas. O público-alvo terá as condições necessárias para analisar crédito e potencial de pagamento sob as óticas financeira e econômica
Metodologia:
O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom.
Público Alvo:
Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise e concessão de crédito na empresa.
Como Implantar um Departamento de Crédito
- A Definição dos Cargos e Funções do Departamento de Crédito
- Teste de Perfil do Analista de Crédito (Arrojado, Moderado ou Conservador)
- Criação de Comitê de Crédito com Níveis e Alçadas de Decisão
- Aspectos Fundamentais na definição da Política de Crédito
Modelos de Análise de Crédito mais Utilizados no País
A Ferramenta do 5 “Cs” Aplicadas a Crédito
- Carater, Capacidade, Capital, Colateral, Condições e Conglomerado
- Crerdit Game: Jogo Prático para Definir os Critérios Técnicos dos “5Cs”
- Classificação das Agencias de Ratting no Pais
- IPI e o Índice de Propensão á Inadimplência Aplicada na PJ
Concessão de Crédito por Pontuação
- Conceitos Fundamentais de Credit-Score e Pontuação de Crédito
- Score de Aceitação (Aplication Score)
- Score de Comportamento (Behavior Score)
- Score de Agência de Crédito (Bureau Score)
- Score Anti-Fraudes (Fraude Score)
- Score de Seguradoras de Crédito (Insurance Score)
Principais Instrumentos de Crédito Utilizados
- Tipos de Títulos Crédito Disponíveis no Mercado
- Carnê + Contrato de Venda
- Nota Promissória e Letra de Câmbio
- Duplicata + Boleto Bancário
- Cheque Pré-Datados e Cadernetas
Princípios dos Títulos de Crédito
- Emissão e Apresentação Prazos de Validade e Prescrição
- Saque, Aceite, Protesto e Executividade
- Trabalhando O Cheque Na Prática (Vantagens e Desvantagens)
Módulo III : ANÁLISE DE BALANÇO PARA DEFINIÇÃO DE LIMITES DE CRÉDITO EMPRESARIAL
Objetivos:
Propiciar aos Participantes conhecimentos sobre os Processos de Gestão Econômica e Financeira, para que se possa analisar Cenários de Médio e Longo Prazos, onde os Indicadores do Cash-Flow, bem como os de Endividamento, Lucratividade e Rentabilidade, serão de fundamental importância para o processo de tomada de Decisões Estratégicas e Operacionais., afim de definir os Limites de Crédito junto ao proponente.
Metodologia:
O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano industrial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom
Público Alvo:
Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Ana
listas de Crédito, Telecobradores, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise, concessão e recuperação de crédito na empresa
Conceito de Crédito e Análise Financeira
- Diferenças Técnicas dos Diversos Tipos de Crédito
A Decisão do Crédito dentro da Administração Financeira
Aspectos Fundamentais na Definição da Política de Crédito
Alternativas e Recursos para a Tomada de Decisão de Crédito - Analisando os Limites, Garantias e Avalistas
Análise das Demonstrações Econômicas
- Análise Horizontal e Vertical
- Análise através de Indicadores ou Quocientes
- Índices de Liquidez (Corrente, Geral, Seca e Imediata)
- Índices de Estrutura (Participação de Capitais de Terceiros, Composição de Endividamento Geral, Imobilização não Correntes e de Patrimônio Líquido)
- Índices de Rentabilidade (Margem Líquida, Giro do Ativo, Rentabilidade do Ativo, Rentabilidade do Patrimônio Líquido)
- Índices de Atividade (Prazo Médio de Vendas, Prazo Médio de Estocagem, Prazo Médio de Pagamento das Compras, Ciclo Operacional, Ciclo Financeiro)
Projeção de Números para Análise de Cenários
- Projetando os números: de olho no futuro
- As Futuras Origens e Aplicações de Recursos
- Desenhando os Cenários: Pessimista, Realista e Otimista
Fluxo de Caixa Projetado
- Analisando Informações Financeiras e Tomando Decisões Econômicas
- Desvios entre o Fluxo de Caixa Previsto e o Realizado
Ferramentas de Análise em Demonstrações de Resultados – (DRE)
- Custos, Despesas Variáveis & Fixas, Margem de Contribuição e Lucro
- Ponto de Equilíbrio Mínimo (Contábil) e Ponto de Equilíbrio Econômico (Objetivo)
Módulo IV : COMO RECUPERAR CRÉDITOS & NEGOCIAR COM INADIMPLENTES
Objetivos:
Despertar nos Participantes a preocupação de como proceder nos momentos de inadimplência e como utilizar as ferramentas preventivas e corretivas, visando o recebimento dos créditos, manutenção do cliente e irrigação constante do Fluxo de Caixa
Metodologia:
O Treinamento será aplicado de forma prática e dinâmica envolvendo situações do cotidiano empresarial, através de exposições dialogadas, utilizando a Plataforma Zoom
Público Alvo:
Diretores, Sócios, Gerentes, Supervisores, Analistas de Crédito, Telecobradores, Profissionais Liberais, Representantes, Vendedores e Todos os Colaboradores envolvidos com a venda, análise, concessão e recuperação de crédito na empresa
Aspectos Técnicos e Comportamentais do Operador de Cobrança
- Motivação para o Trabalho Diário em Recuperação de Créditos & Cobrança
- Melhoria da Argumentação & Assertividade em Cobrança
- Como Trabalhar a Ansiedade a Nosso Favor: Não Fazer Qualquer Acordo
Negociação de Créditos
- A Negociação e a Inadimplência : Diferenças de Negociar e Cobrar
Negociadores e Vendedores: Principais Características
- Você é um Bom Negociador?
- Principais Regras da Negociação Aplicada a Inadimplência
Como Gerenciar a Carteira de Inadimplentes?
- Gerenciando a Inadimplência com Profissionalismo
- Utilizando com Critério as Informações Cadastrais
- Impedimentos Legais (Código de Defesa do Consumidor) Como Evitar Problemas
- Lei LGPD Aplicada á Recuperação de Créditos
Negociação Eficaz
- Habilidades de Relacionamento em Negociação
- Erros a evitar numa Negociação
Identificação dos Diferentes tipos de Devedores
- O Que Não Pode Pagar, Mas Quer
- Momentâneo, Sazonal, Lesado, Pré-Insolvente e Insolvente
- O Que Não Quer Pagar, Mas Pode
- Distraído, Exigente, Explosivo, Emotivo e Aproveitador
- Golpistas
- Fantasma, Falsificador, Gestão Fraudulenta, Vítima das Circunstâncias, Má-Fé Profissional
Telecobrança: Cobrança por Telefone na Prática
- Estratégias de Negociação & Cobrança por Telefone
- Desculpas & Respostas Típicas para os Pedidos de Pagamento
- Regras de Atendimento Telefônico em Cobrança
- Procedimentos para Acertos de Pagamentos
Composição e Vantagens dos Acordos
- Viabilidade e Tipos de Acordo
- O Contrato de Confissão de Dívida e A Questão dos Juros
- Medidas Contenciosas: Protesto, Ação Judicial, Execução, Recuperação Judicial e Falência
Instrutor:
MBA de Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas;
Administrador de Empresas com especialização em Negócios Internacionais;
Atuando há 38 anos no meio econômico-financeiro, integrou a Linha de frente de Bancos Comercias, tendo atuado como Gerente de Contas nos Bancos Santander e Itaú Unibanco. O Mais Jovem Gerente de Banco PJ em 1990 no pais, aos 20 anos.
Docente do MBA Executive Banking da UNIP com os Módulos de Análise de Crédito & Produtos Bancários .
Carreira voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaborares de empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços de todos os portes, com ênfase para treinamentos IN COMPANY. Já ministrou Palestras, Seminários, Workshops e Treinamentos Técnicos e Comportamentais em 24 Estados Brasileiros em empresas de todos os portes. Membro efetivo do Fórum de Jovens Empresários da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, colaborador do DIARIO DO COMÉRCIO, DCI, O ESTADO DE SÃO PAULO, GAZETA MERCANTIL e das revistas MOMENTO IOB, INFO CANAL e PEGN (Pequenas Empresas, Grandes Negócios).
Informações Úteis:
Datas:
22 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 1: Cadastro PF & PJ e Prevenção de Fraudes no Crédito
23 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 2: Análise de Crédito Pessoa Física & Jurídica: Gestão de Crédito & Risco
24 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 3: Análise de Balanço para Definição de Limites de Crédito
25 de Outubro de 2024, das 14h às 18h: Módulo 4 Recuperando Créditos & Negociando com Inadimplentes
O treinamento poderá ser vendido separadamente, por módulos, ou por pacotes, conforme segue:
Investimento:
R$ 790,00 por módulo.
- Para a Aquisição de 2 módulos – desconto de 5%
- Para a Aquisição de 3 módulos – desconto de 10%
- Para a Aquisição do treinamento completo (4 módulos) 15% de desconto.
Para demais informações sobre o Curso Formação de Analista de Crédito | Análise, Concessão e Recuperação de Crédito e Estratégias de Prevenção de Fraudes entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp Exclusivo ou através do e-mail:contato@propagartraining.com.br
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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