Governança Financeira e Melhoria da Gestão de Custos
Apresentação:
Vivemos em uma era econômica difícil onde as empresas precisam operar em um cenário de competição mais intenso e velocidade de mudança mais acelerada.
O país passa por sua pior crise (econômica, moral, política) refletindo sobre sua imagem, estratégias de desenvolvimento, mercado consumidor e sua sustentabilidade no longo prazo.
Os clientes estão mais exigentes, o ciclo de vida dos produtos mais curtos e as margens menores.
Há uma nova realidade econômica causando megatendências globais, tais como: as mudanças demográficas, a globalização, a disputa entre blocos econômicos, a revolução digital e um consumidor mais exigente, e não necessariamente mais informado.
O cenário de negócios está se tornando mais instável e mutável, com a maior disponibilidade de informação sobre o padrão e costume de consumo dos consumidores. As empresas, definitivamente, podem vir a saber o que os seus consumidores realmente querem (mas isso não é para todos).
As empresas vencedoras serão aquelas com agilidade e flexibilidade para se adaptar. Serão empresas capazes realmente de prever mudanças e dispostas a quebrar paradigmas, tanto na forma de abordar o mercado como no desenvolvimento de produtos e serviços, seja na disposição de mudar de estratégia ou até de setor para aproveitar novas oportunidades.
Mas, mesmo diante de uma realidade tão desafiadora, as empresas continuam se expandindo. Como manter essa tendência?
A construção dessas alternativas certamente não é simples. De início, as empresas familiares devem estar conscientes do que significa um processo de profissionalização: deve abarcar todas as práticas e sistemas da empresa, desde a área financeira, operações e pessoas até a gestão de riscos, contemplando não só a organização, mas também a família. Esse é o escopo da transformação.
A nossa abordagem para melhoria de desempenho através da redução de custos empresariais, utiliza uma metodologia para:
· Orientar por hipóteses para identificar rapidamente, priorizar e executar oportunidades de economia
· Identificar resistência potencial de mudar e de forma proativa as questões de gestão da mudança
· Utilizar abordagem colaborativa para desenvolver uma cultura interna e compromisso com economia e eficiencia operacional
· A aplicação da estratégia de Redução de Custos Empresariais (RCE) incorpora uma abordagem escalável e sustentável para a criação de valor por meio de oportunidades de redução de custos de transformação
· A redução de custos da empresa é um imperativo estratégico que requer visão e disciplina operacional, com uma mentalidade orientada para o valor e uma tendência para a execução
Benefícios Esperados com uma estratégia bem definida de Gestão e Redução de Custos Empresariais.
Ao sustentar o compromisso de redução de custos , uma empresa pode obter benefícios substanciais em seus processos de apoio e nas atividades-fim, como:
· Estabelecer e manter uma estrutura de custos competitiva resultante de simplificação e centralização das operações/processos que fazem sentido
· Estabelecer um modelo de custo escalável que pode ser adequado à medida que a empresa cresce ou matura seus processos
· Maximizar valor para os acionistas;
· alcançar resultados que interessam ao priorizar todas as questões relevantes dentro do ambiente operacional
· Tornar o negócio mais simples e mais fácil de gerenciar, padronizando processos de negócio, eliminando de atividades redundantes e automatizando rotinas manuais
· Reduzir custos através do desenvolvimento de uma cultura de custo- consciência
· Conduzir um processo de redução de custos com foco em melhoria de desempenho
· Melhorar a rentabilidade e produtividade do negócio
· A Redução de Custos Empresa (RCE) ajuda as empresas que buscam melhorar o desempenho dos negócios através de mudanças na estrutura de custos escaláveis e sustentáveis.
Objetivos: Este curso vai orientar decisões no sentido de preparar a empresa para enfrentar os desafios do ambiente competitivo, evitar o acúmulo de ineficiência e melhorar sempre a produtividade de seus recursos produtivos. Assim, uma administração comprometida com o crescimento lucrativo e duradouro da empresa requer então uma gestão de custos adequada. Ela deve focalizar as atividades de negócios mais importantes, quantificar e compreender os custos envolvidos e garantir o alinhamento dessas atividades com os objetivos estratégicos da organização. Isso pode ser traduzido como o desafio de reduzir custos e, ao mesmo tempo, reforçar as bases do crescimento lucrativo do negócio. Contudo, a execução dessa tarefa exige habilidades e empenho da gerência. O caminho natural é, portanto, focalizar o gerenciamento das atividades da empresa tendo em vista a melhoria do valor criado para seus clientes e do lucro obtido com o fornecimento desse valor.
Conteúdo Programático:
Módulo I – Redução de Custo Empresarial (RCE)
· Melhoria de Desempenho (MD)?
· Introdução ao RCE
· Tipos de Projetos RCE
· Alinhando a estratágia de redução de custos com a estratégia corporativa
· Seis Passos para a Sustentabilidade
Módulo II – Direcionadores de custos
· Modelo de Negócio
· Organização da empresa
· Governança Operacional e de gestão
· Complexidade Operacional
· Pessoas
· Gastos Externos
Módulo III – Definindo ações para cada direcionador de custo
· Reduzindo custos em funções SG&A (Sales, General & Administrative)
· Tecnologia da Informação
· Finanças
· Recursos Humanos
· Gastos Indiretos
· Pesquisa e Desenvolvimento
· Facilities e Serviços de Apoio
· Vendas e Marketing
· Processos Operacionais
· Trabalhando custos fixos vs custos variáveis
Módulo IV – Redução de Custos
· Ferramentas
· Implementação
· Soluções táticas
· Visão de valor
· Foco na ação
· Gerenciamento de custos e complexidade
Módulo V – Método de Avaliação
· Matriz de oportunidade de redução de custos Amostra
· Estrutura e metodologia de redução de custos para empresa
· Roadmap para reestruturação de custos empresariais
· Indicadores típicos de oportunidades potenciais RCE
Módulo VI – Melhores Práticas
· Exemplos
· Casos de sucesso
· Exercícios
Carga horaria: O curso será realizado no período de 16 horas. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais
Instrutor: Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Relacionamento com mais de 186 Centros de Serviços no Brasil e América Latina. MBA em Administração Geral e Estratégia pela FGV GVpec ; Especialização em Gerenciamento de Redes e Serviços de Telecomunicações – Telecommunications Research; Pós-Graduação em Administração pela Fundação Vanzolini – USP ; Graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC – UNESP
Principais Clientes / Projetos: Envolvimento em mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos incorporando e aportando experiências em gestão e resultados. Alguns clientes destacados: Albrás; Villares Metals; CSN; InPev; Clariant; RANDON; BOSCH; Grupo Silvio Santos; Grupo Votorantim; Grupo Imagem; Grupo Marquise; Grupo Edson Queiroz; Boeringher Ingelheim do Brasil; Marítima Seguros S/A; Porto Seguro;UNIMED Ribeirão; Medial Saúde: Banco Itaú, Banco ABN- Real, Grupo Veolia; Hospital São Camilo; Hospital Israelita Albert Einstein; Santa Casa de Porto Alegre; Hospital Sírio Libanês; VARIG E FRB-Par; CCR – Companhia De Concessões Rodoviárias; Camargo Correia; Andrade Gutierrez; Telemar; Embratel; GVT, Centro Universitário São Camilo; Universidade de São Paulo, Universidade Metodista, Instituto Marista de Ensino.
Informações Úteis:
Data: 07 e 08 de Dezembro o de 2017
Horário: 1° dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento || 9h00 às 18h00 – Curso || 2° Dia – 8h30 – 17h30 – Curso
Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP
Investimento: R$3.650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.
Condição Especial para inscrições pagas até o dia 23 de Novembro de 2017: R$3.380,00.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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