Indicadores para Medição de Resultados de RH
São Paulo, 28 de Abril de 2015
Medir os resultados em recursos humanos de forma concreta e não subjetiva é uma tarefa bastante desafiadora e tem se tornado fundamental para posicionar o RH como parceiro estratégico. A mensuração dos resultados auxilia na definição dos sistemas e gestão da eficácia das ações para o alinhamento do RH às estratégias de negócios da organização.
É necessário, portanto definir quais métricas são as mais adequadas para medir os resultados da gestão de RH – aquelas que melhor traduzam a contribuição de RH para o negócio. Além disso, é fundamental que os indicadores definidos auxiliem a tomada de decisões estratégicas.
De outro lado, a gestão por indicadores dá base e sustentação para a definição de programas e ações mais alinhados e focados a execução da estratégia do negócio.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Contribuir para que os profissionais de RH possam mensurar sua contribuição ao negócio, construindo uma ponte entre a estratégia, a gestão de pessoas e os resultados organizacionais.
Aprender como selecionar e utilizar métricas e indicadores para gerenciar o desempenho de RH e dos principais subsistemas, tais como: recrutamento e seleção, gestão do desempenho, treinamento e desenvolvimento, remuneração e recompensas e clima organizacional.
Mensurar a contribuição de RH ao negócio, construindo painel de indicadores que permita alinhar a ação de RH a estratégia e aos resultados organizacionais.
PÚBLICO-ALVO: Empresários, diretores e gerentes. Profissionais das áreas de gestão de pessoas; remuneração, administração de pessoal, desenvolvimento de carreira e consultores internos. Gestores públicos e privados interessados no tema.
PROGRAMAÇÃO
Por que Medir Resultados em RH
· O que são resultados para as organizações e para Recursos Humanos
· A dificuldade de medir a contribuição de RH
· A importância do capital humano na economia do conhecimento
O RH Estratégico
· Os diversos papéis de RH e sua mensuração
· Alinhamento entre as ações de RH e os objetivos estratégicos da organização: fatores influenciadores e modelos
Medindo a contribuição humana
· Métodos de avaliação e indicações:
-Desempenho por Metas e Resultados.
-Desenvolvimento: Competências.
-Indicadores de Potencial
· Melhores Práticas
Indicadores em T&D
· Os níveis de avaliação de resultados em T&D e seus desdobramentos (segundo Kirkpatrick)
· Instrumentos e indicadores
Medindo resultados em Recrutamento e Seleção
· O custo do turn-over e sua importância para a melhoria contínua das práticas de recrutamento e seleção
· Principais Indicadores utilizados
Medindo resultados em Remuneração e Recompensas
· Fatores de Atração, Retenção e Comprometimento.
· Retenção de Talentos: desafios e a importância da mensuração
· Cestas de Benefícios e indicadores
Medindo resultados em Clima Organizacional
· Medição do Clima Organizacional e sua importância
Medindo resultados em RH
Definindo cesta de indicadores que melhor retrata a estratégia de RH da organização
Considerações Finais
Instrutor: Sócia-Diretora Célia Plothow Consultoria
Atua no desenvolvimento de projetos de gestão por competências e de remuneração em empresas de vários setores.
Professora de Pós Graduação, MBA’s e cursos in company pela FIA (Fundação Instituto de Administração) nos temas relacionados à Gestão de Pessoas, carreiras e remuneração.
Foi por oito anos Gerente de Projetos da Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações (Prof. Joel Dutra).
Mestre em Administração de Empresas pela FEA/ USP (área de pesquisa – remuneração e recompensas). Experiência executiva na área de Recursos Humanos adquirida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte de segmentos variados.
Publicações: Remuneração por Competências: alternativas e implicações. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. (co-autora)
Carga Horária: 08 horas
Informações Úteis:
Data: 28 de Abril de 2015
Horário: das 9h às 18h com credenciamento entre 8h30
Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema
Investimento: R$2.550,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Condição Especial para inscrições pagas até dia 14 de abril de 2015: R$2.380,00.
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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