Indicadores para Medição de Resultados de RH

Indicadores para Medição de Resultados de RH

São Paulo, 28 de Abril de 2015

 

Medir os resultados em recursos humanos de forma concreta e não subjetiva é uma tarefa bastante desafiadora e tem se tornado fundamental para posicionar o RH como parceiro estratégico. A mensuração dos resultados auxilia na definição dos sistemas e gestão da eficácia das ações para o alinhamento do RH às estratégias de negócios da organização.

 

É necessário, portanto definir quais métricas são as mais adequadas para medir os resultados da gestão de RH – aquelas que melhor traduzam a contribuição de RH para o negócio.  Além disso, é fundamental que os indicadores definidos auxiliem a tomada de decisões estratégicas.

 

De outro lado, a gestão por indicadores dá base e sustentação para a definição de programas e ações mais alinhados e focados a execução da estratégia do negócio.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

 

Contribuir para que os profissionais de RH possam mensurar sua contribuição ao negócio, construindo uma ponte entre a estratégia, a gestão de pessoas e os resultados organizacionais.

 

Aprender como selecionar e utilizar métricas e indicadores para gerenciar o desempenho de RH e dos principais subsistemas, tais como: recrutamento e seleção,  gestão do desempenho, treinamento e desenvolvimento, remuneração e recompensas e clima organizacional.

 

Mensurar a contribuição de RH ao negócio, construindo painel de indicadores que permita alinhar a ação de RH a estratégia e aos resultados organizacionais.

 

PÚBLICO-ALVO:  Empresários, diretores e gerentes. Profissionais das áreas de gestão de pessoas; remuneração, administração de pessoal, desenvolvimento de carreira e consultores internos. Gestores públicos e privados interessados no tema.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Por que Medir Resultados em RH 

·         O que são resultados para as organizações e para Recursos Humanos

·         A dificuldade de medir a contribuição  de RH

·         A importância do capital humano na economia do conhecimento

 

O RH Estratégico 

·         Os diversos papéis de RH e sua mensuração

·         Alinhamento entre as ações de RH e os objetivos estratégicos da organização: fatores influenciadores e modelos

 

Medindo a contribuição humana

·         Métodos de avaliação e indicações:

-Desempenho por Metas e Resultados.
-Desenvolvimento: Competências.
-Indicadores de Potencial

·         Melhores Práticas

 

Indicadores em T&D

·         Os níveis de avaliação de resultados em T&D e seus desdobramentos (segundo Kirkpatrick)

·         Instrumentos e indicadores

 

Medindo resultados em Recrutamento e Seleção

·         O custo do turn-over e sua importância para a melhoria contínua das práticas de recrutamento e seleção

·         Principais Indicadores utilizados

 

Medindo resultados em Remuneração e Recompensas

·         Fatores de Atração, Retenção e Comprometimento.

·         Retenção de Talentos: desafios e a importância da mensuração

·         Cestas de Benefícios e indicadores

 

Medindo resultados em Clima Organizacional

·         Medição do Clima Organizacional e sua importância

 

Medindo resultados em RH

Definindo cesta de indicadores que melhor retrata a estratégia de RH da organização

Considerações Finais

 

Instrutor: Sócia-Diretora Célia Plothow Consultoria 

Atua no desenvolvimento de projetos de gestão por competências e de remuneração em empresas de vários setores.

Professora de Pós Graduação, MBA’s e cursos in company pela FIA (Fundação Instituto de Administração) nos temas relacionados à Gestão de Pessoas, carreiras e remuneração.

Foi por oito anos Gerente de Projetos da Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações (Prof. Joel Dutra).

Mestre em Administração de Empresas pela FEA/ USP (área de pesquisa – remuneração e recompensas). Experiência executiva na área de Recursos Humanos adquirida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte de segmentos variados.

 

Publicações: Remuneração por Competências: alternativas e implicações. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. (co-autora)

 

Carga Horária: 08 horas

 

Informações Úteis:

Data: 28 de Abril de 2015

Horário: das 9h às 18h com credenciamento entre 8h30

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

Investimento: R$2.550,00 (dois mil, quinhentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Condição Especial para inscrições pagas até dia 14 de abril de 2015: R$2.380,00.

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