fbpx

Medição e Monitoramento de Processos de Negócio

Medição e Monitoramento de Processos de Negócio

 

São Paulo, 26 e 27 de novembro de 2012 -Mercure Moema

 

\\\ “O que não se conhece não se pode controlar.

O que não se controla não se pode mensurar.

O que não se mensura não se pode gerenciar.

O que não se gerencia não se pode aprimorar.\\\”.

Morris A. Cohen

Um dos mais importantes e frequentemente mais desafiadores aspectos da implantação da gestão de processos de negócio em uma organização é a definição de indicadores e métricas que permitam sua medição e monitoramento contínuo.

Não há dúvidas sobre a necessidade da existência de métricas associadas aos processos que possam habilitar os donos de processo e as equipes a monitorar desempenho, diagnosticar variações, realizar correções de rota e identificar oportunidades de melhoria visando aumentar seu nível de maturidade.

Uma vez que um processo de negócio tenha sido criado ou melhorado, a medição de seu desempenho é crítica. Medições podem ser utilizadas para garantir que o processo tenha sido adequadamente implantado, que produza os resultados desejados e que sua integridade seja mantida.

A medição contínua é a base para melhoria contínua.

Entretanto, selecionar, desenhar, implantar e utilizar métricas é um conjunto complexo de atividades cheio de armadilhas que os softwares podem piorar ou auxiliar dependendo da inteligência humana aplicada a questões como o que medir, quando medir, quem deve acompanhar o desempenho, o que fazer com os dados e como diagnosticar e reagir a questões de desempenho.

Descrição

Este treinamento fornece uma introdução às técnicas e habilidades necessárias para a medição e monitoramento de processos de negócio através da criação de indicadores e métricas representativos e não subjetivos.

Os participantes aprenderão como definir indicadores e métricas para análise de desempenho e objetivo dos processos utilizando tabelas completas, modelar fluxos de processos de medição de processos utilizando a notação BPMN e identificar oportunidades de melhoria através da análise de gaps.

A abordagem do curso é teórica e prática orientada às necessidades dos participantes sobre o assunto de forma que os conceitos aprendidos possam ser imediatamente aplicados no dia-a-dia.

Objetivos do Treinamento

  • Explicar conceitos, definições e benefícios da implantação de indicadores e métricas para análise e gestão de processos de negócio;
  • Introduzir os conceitos básicos, propósitos, princípios e técnicas da Análise de Processos de Negócio através de indicadores;
  • Fornecer habilidades básicas nas técnicas de gestão de processos por indicadores;

Benefícios do Treinamento

  • Obtenção de técnicas e habilidades suficientes para a definição e implantação de indicadores e métricas não subjetivos e representativos dos processos de negócio;
  • Desenvolvimento de capacidade de análise de processos através de indicadores para identificação de oportunidades de melhoria de desempenho e adequação a objetivos estratégicos;
  • Capacitação técnica para gestão de processos através de indicadores que possam auxiliar a aplicação de melhoria contínua de nos processos de negócio.

Público Alvo

  • Profissionais que desejem conhecer técnicas de criação de indicadores para análise e gerenciamento de processos com foco nos objetivos de negócio (conceito do BPM), para melhorar a eficiência e a eficácia da unidade de negócio ou organização, transformar processos existentes ou implementar melhoria contínua de processos;
  • Analistas de negócio e gerentes de projetos;
  • Analistas e gestores de processos de negócio;
  • Coordenadores e responsáveis pela gestão, planejamento e otimização de processos de negócio;
  • Profissionais de TI envolvidos no desenvolvimento de sistemas para apoio a processos de negócio.
  • Profissionais ligados ao fornecimento de informações gerenciais e scorecards.

Conteúdo Programático

Módulo I – BPM – Conceitos Básicos

  • Conceitos
  • Processos de Negócio
  • Gestão de Processos de Negócio

Módulo II – Análise de Processos

  • Propósito da Análise de Processos
  • Quando executar a Análise
  • Processo de Análise

Módulo III – Medição de Processos

  • Definição de Indicadores
  • Características e Representatividade
  • Processo de Medição
  • Armadilhas

Módulo IV – Monitoramento e Gestão de Desempenho

  • Importância e Benefícios da Medição de Desempenho
  • Definições-chave de Desempenho
  • Métodos de Medição
  • Fatores Críticos de Sucesso

Carga Horária: 16 horas

Instrutora:

Certificada como CBPP pela ABPMP e como Business Process Management Professional pela Boston University. Pós-Graduada em Derivativos pela BM&F, formada em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP. Possui treinamentos específicos em Gerenciamento de Riscos Operacionais – IBCB e Gerenciamento de Projetos – Impacta. Atuou como gerente de projetos de revisão, reengenharia e gestão de processos utilizando metodologia proprietária aderente aos conceitos do BPM CBOK e baseada em metodologia internacional de gestão de processos de negócio, em empresas financeiras, de telecomunicação, mineradoras, entre outras. Gerenciou projetos integrados para implantação de processos redesenhados abrangendo áreas habilitadoras como tecnologia, contas a pagar, contas a receber, faturamento, recursos humanos e marketing. Por mais de 15 anos foi gerente de projetos e produtos em instituições como BankBoston Banco Múltiplo S.A, Brasil Aconselhamento Financeiro S.A. (Banco do Brasil) e Maxblue Investimentos DTVM S.A. Foi gerente de marketing do Banco Real S.A – Grupo Santander.

Informações Úteis:

Data: 26 e 27 de Novembro de 2012

Horário: 1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

2o dia – 8h30 – 17h30 – Curso

Local: Mercure Moema -Av. Lavandisca, 365 – Moema

Investimento: R$2.980,00 (dois mil, novecentos e oitenta reais).

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 11 de Novembro de 2012: R$2.780,00.

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

    Solicitar Curso

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

    Solicitar Proposta

    Todos os Direitos Reservados 2024