Sales and Operations Planning
São Paulo, 24 e 25 de Setembro de 2013
O processo mensal de S&OP (Sales and Operations Planning) é uma metodologia estruturada e um caminho prático e ordenado para a sincronização da cadeia de abastecimento. Na medida em que o processo é conduzido decisões a respeito de demanda e operações são tomadas para balancear o fluxo entre operações e demanda e alinhar os planos de vendas, produção, estoque, backlog ou estratégia de volume e mix.
O S&OP possui um conjunto de técnicas e processos que ajudam as empresas a atingir um nível superior de desempenho, são técnicas de previsão de vendas, planejamento da demanda, planejamento de recursos, planejamento mestre da produção e demais atividades de planejamento e análise. Este curso mostra o processo de engenharia e administração do S&OP, uma visão geral dos cinco passos do processo mensal, técnicas de planejamento, forecasting, gerenciamento da demanda e KPIs (Key Performance Indicators).
Objetivos do Treinamento:
No final deste curso você será capaz de:
– Compreender o processo integrado de S&OP
– Desempenhar um papel ativo na implantação de um processo de S&OP
– Interagir com as estratégias de gerenciamento da demanda, restrições de fornecimento, planejamento financeiro, políticas de preços e promoções
– Conhecer a importância da integração entre as áreas e o balanceamento entre suprimento e demanda
– Obter visão holística do processo de S&OP, os links e as fronteiras com os processos dos sistemas de planejamento e controle da produção
– Interpretar os principais KPIs para suportar as iniciativas de S&OP
Público:
Coordenadores, gerentes, diretores e presidentes.
Profissionais de supply chain, logística, produção, operações, demand planning, marketing e trade marketing, gerenciamento da demanda, comercial e vendas, compras e suprimentos (sourcing, procurement), projetos, desenvolvimento, engenharia, finanças e orçamento, recursos humanos, forecasting e previsões, planejamento de estoques, business intelligence.
Carga Horária: 16 horas
Programa do Treinamento:
S&OP: Conceitos e Benefícios
· O que é S&OP
· Os benefícios do S&OP
· Como o S&OP conecta os processos da empresa
· Como o S&OP interage com o ERP
· Como o S&OP trabalha com a filosofia Lean e Six Sigma
A estrutura e lógica do S&OP
· Plano de demanda, forecast (previsão), vendas realizadas
· Plano de produção
· Backlog, bakorder e stockout
· Análise do planejado vs. realizado
· Considerações para novos produtos
· Estratégia de operações
Supply and demand management
– Gerenciamento da demanda
· Forecasting (estatístico e colaborativo)
· Canibalização
· Promoções
· Detecção de outliers
· Ciclo de vida e shelf life
– Materiais
· Plano de Produção
· MPS (Master Production Schedule)
· MRP (Material Requirements Planning)
– Capacidade
· RRP (Resource Requirements Planning)
· RCCP (Rough-Cut Capacity Planning)
· CRP (Capacity Requirements Planning)
O processo mensal de S&OP e a relação com os Sistemas de Planejamento da Produção
· Obtenção de dados
· Planejamento da demanda
· Planejamento de produção e operações
· Reunião de Pré-S&OP
· Reunião executiva de S&OP
Como fazer o S&OP funcionar
· Visão geral do caminho para implementação do S&OP
· Definição de uma política de S&OP
· Pontos que precisam existir em uma política de S&OP
· Níveis de agregação: famílias e subfamílias de produtos ou serviços, Estrutura de itens e locais
· Designação de responsabilidades
· Criação de planilhas de S&OP e relatórios
Acompanhamento e controle
· Indicadores de desempenho
· Melhores práticas e benchmarking empresarial
· Melhoria contínua
Instrutor: Professor, consultor e executivo com vasta experiência nas áreas de administração, gestão de operações e produção, supply chain e logística, com passagens em grandes empresas industriais, prestadoras de serviços e consultoria. Possui CPIM pela APICS, MBA executivo em gestão empresarial estratégia pela USP, pós em logística e transportes pela Universidade de Miami (USA), pós em Gestão Estratégica da Logística pela Universidade Católica de Brasília, bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e Mestrando em Engenharia Mecânica (concentração: Produção) pela Universidade de Taubaté. Atualmente atua como professor assistente na Anhanguera Educacional, Universidade Bandeirante de São Paulo, e instrutor reconhecido APICS para módulos da certificação CPIM.
Informações Úteis
Data: 24 e 25 de setembro de 2013
Horário: 1° dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento
9h00 às 18h00 – Curso ||
2° Dia – 8h30 – 17h30 – Curso
Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365. Moema – SP
Investimento: R$3280,00 (Três mil, duzentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Para inscrições pagas até o dia 31 de julho o valor é reduzido para R$2990,00 (Dois mil, novecentos e noventa reais).
In Company
Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato
in company, e customizados de acordo com suas necessidades.
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