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SISTEMA DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDA PARA ESTRATÉGIA E RENTABILIDADE

SISTEMA DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDA PARA ESTRATÉGIA E RENTABILIDADE

O CAMINHO PARA ENFRENTAR AMBIENTE ECONÔMICO ADVERSO

 

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

 

São Paulo, 02 e 03 de Dezembro de 2015

 

A formação dos preços de venda é a decisão chave para obtenção da rentabilidade desejada pelas empresas. Para tanto, é necessário que na sua estruturação todos os objetivos estratégicos da empresa sejam incorporados.

Esta decisão deve contemplar necessariamente a cobertura de todos os custos e despesas da empresa e dar a rentabilidade desejada.

 

Por outro lado os custos, despesas e investimentos da empresa devem sempre ser administrados por meio de uma política de gestão de custos, que impliquem no desembolso mínimo para a empresa, e que, em conjunto com a melhor estratégia de precificação, permita a empresa ter a máxima rentabilidade, mesmo dentro de ambientes econômicos adversos como o momento novo da economia brasileira.

 

Para atingir esse objetivo dois elementos são fundamentais: qual é o custo unitário de cada produto ou serviço a ser disponibilizado aos clientes e qual é a margem necessária para a empresa atingir a rentabilidade dos sócios ou acionistas.

 

O conteúdo analítico de informações que forma o sistema de custos é o caminho natural para a estruturação de uma política geral de redução de custos, como o caminho indispensável obter a máxima eficiência das atividades internas da companhia.

 

Por outro lado, na formação de preços outros aspectos devem ser observados, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Assim, o conceito depricing – formação estratégica de preços, deve fazer parte do conjunto de informações para que os preços de venda permitam a maior rentabilidade possível.

 

O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral dos conceitos, técnicas e modelos de análise de decisão que envolvem custos e  preços de venda dos produtos e serviços, dentro de uma abordagem sistêmica, que sejam encaminhados para a obtenção de maior eficiência e produtividade empresarial, mesmo em ambientes econômicos mais difíceis.

 

Público-Alvo: Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

 

Programa:

 

1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

·         Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.

·         Classificação de custos

·         Outros conceitos de custos

·         Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.

·         Custos para fins contábeis e fins gerenciais

·         Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação

·         Exemplos

 

2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

·         Custeio por Absorção e Custeio Direto

·         Custeio Variável e Custeio ABC

·         Custeio Integral e RKW

·         O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais

·         Custeamento direto: aplicações práticas

·         Exemplos numéricos

 

3 – CUSTOS DE SERVIÇOS

·         Características de empresas de serviços

·         Estrutura dos serviços e processos de execução

·         A questão da capacidade

·         Modelo geral estruturação de custos e preços de venda de serviços

·         Exemplos numéricos

 

4 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

·         Formação de preços de venda a partir do custo unitário

·         Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição

·         Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda

·         Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento

·         Com apurar o Mark-up

·         Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias

·         Exemplos numéricos

 

5 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

·         Formação estratégica de preços

·         O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial

·         Estratégias de marketing para formação de preços de venda (pricing)

·         Utilização de simulação para formar preços de venda

·         Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda

·         Exemplos numéricos

 

6 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

·         Conceitos necessários

·         Comprar versus fabricar; Internação de atividades.

·         Análise de Rentabilidade de Produtos

·         Inflação da empresa: o que é, para que serve.

·         Custos para Servir (Cost to serve)

 

7 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO

·         O que é e como conduzir

·         Modelos existentes e modelo proposto

·         O processo de geração de lucros e criação de valor

·         Administrando o valor agregado dos produtos e serviços

·         Produtividade dos ativos e rentabilidade

·         Custo Padrão e Custo Meta

·         O modelo da Teoria das Restrições

·         Medindo a eficiência dos custos se despesas

·         Introdução ao gerenciamento matricial

·         Introdução ao OBZ – Orçamento base zero

·         Gestão dos recursos

·         Exemplos numéricos

 

Carga Horária: 16 horas

 

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

Professor de Controladoria e Contabilidade.

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

 

Autor dos livros:

Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição,  Editora Cengage, 2009;

Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson,  2006;

Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson,  2010;

Análise das Demonstrações Financeiras,  3ª edição, Editora Cengage,  2011;

Controladoria Avançada,  Editora Pioneira Thomson,  2005;

Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

 

Informações Úteis: 

Data: 02 e 03 de Dezembro de 2015

Horário: 1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

2o dia – 8h30 – 17h30 – Curso

 

Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

 

Investimento: R$3.550,00 (três mil, quinhentos e cinquenta reais).

Condição Especial para inscrições pagas até o dia 18 de Novembro de 2015: R$ 3.280,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

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