Práticas de Valuation e Venda de Empresas aplicadas no Mercado
Valuation e Venda de Empresas são práticas comuns no mercado e que se complementam.
Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”, em outras palavras, é o processo de estimar o valor de determinada empresa estabelecendo seu preço justo e o retorno futuro de um investimento em suas ações.
Existem inúmeras formas de realizar tal avaliação, sendo as mais comuns o valor dos ativos, o valor presente do fluxo de caixa futuro, ou o valor dos múltiplos da empresa.
Então, com base na avaliação feita sobre valor da empresa, analistas fazem recomendações de compra ou venda de acordo com o preço atual das ações da empresa listadas na bolsa.
Embora pareça simples, o processo exige conhecimento e tem elevado grau de complexidade.
Por que é importante realizar o Valuation na Venda de Empresas?
O valuation e a venda de empresas andam lado a lado. Caso surja a oportunidade de atrair investidores ou comprar/vender uma empresa é primordial saber o quanto ela vale para avaliar a proposta de forma justa.
Sem essas informações, o investidor pode acabar se envolvendo em uma má transação, pagando a mais por uma empresa ou então, quem vai vender a empresa receber um valor inferior ao praticado naquele instante.
Logo, antes de analisar qualquer proposta oferecida, a primeira informação a ser levantada é esse valor de mercado.
Além disso, um laudo correto de valuation possibilita trazer à tona informações de extrema importância para o negócio. São elas:
- Possíveis falhas;
- Entender a posição de uma empresa perante seus concorrentes;
- Analisar todos os cenários existentes;
- Analisar o risco do investimento;
- Evidenciar a necessidade de capital durante uma tomada de decisões.
Outro ponto importante onde o valuation é aplicado é na comparação das expectativas de valor de uma empresa a realidade.
Eventualmente, donos de empresas têm na cabeça uma ideia de valor totalmente diferente do que é praticado de fato.
Seja por falta de conhecimento, ou seja, por conexão emocional com o negócio.
Com isso, oportunidades podem ser perdidas por total ausência de estudo do negócio.
Agora que explicamos o que é valuation e por que ele é tão importante, vamos exemplificar os principais tipos de utilizados.
Principais tipos de Valuation aplicados a venda de empresas
Apesar de existir várias formas de analisar o valor de uma empresa, as cinco principais mais utilizadas são:
- Contábil;
- Mercado de Ações;
- Fluxo de caixa descontado;
- Liquidação;
- Múltiplos de mercado.
1 – Valuation Contábil
Esse modelo leva em consideração os valores registrados no Balanço Patrimonial da empresa, ou seja, toda a contabilidade da organização.
Para empresas que buscam o crescimento por meio de ativos intangíveis, como por exemplo startups, é um método pouco atrativo e sem vantagens por levar em conta o patrimônio líquido em questão.
2 – Valuation por Mercado de Ações
Nesse modelo, o valor da empresa é calculado com base nos preços das ações negociadas na bolsa no exato momento da venda.
Se as ações estiverem em alta, a empresa é valorizada e vice-versa. Para quem utiliza esse método, o ideal é esperar momentos de alta para que a avaliação seja positiva.
3 – Valuation por Fluxo de Caixa Descontado
“O Fluxo de Caixa descontado é um método para avaliar a riqueza econômica de uma empresa dimensionada pelos benefícios de caixa a serem agregados no futuro e descontados por uma taxa de atratividade que reflete o custo de oportunidade dos provedores de capital.”
Como resultado, é considerado o mais complexo e mais difícil de ser realizado.
Isso porque ele analisa o histórico do negócio, o mercado externo, a probabilidade de gerar lucros futuros e qual a real necessidade de investimentos bem como capital de giro.
Mas ainda assim, é o mais utilizado no mundo empresarial por sua precisão de informações.
4 – Valuation por Liquidação
Esse modelo em particular é utilizado no momento em que a empresa está encerrando suas atividades de fato.
Desse modo, é levado em conta a liquidez da empresa e o quanto ela pode conseguir no curto prazo com os ativos tangíveis.
Sendo assim, com base no balanço da empresa, calcula-se os ativos (bens e direitos) e diminui-se os passivos (deveres e obrigações).
5 – Valuation por Múltiplos de Mercado
Parecido com o valuation por mercado de ações, esse método leva em consideração os valores praticados pelo mercado.
Mas diferente do anterior, ele tem como base os indicadores dos negócios de um mesmo setor, e em cima disso relaciona-os ao preço de mercado.
Por exemplo, pega-se várias empresas da mesma categoria e faz-se uma média do valor dessas empresas no mercado atualmente.
E com essa média, define-se o valor que será atribuído aquela empresa em particular.
Costuma-se utilizar este método para justificar o método do Fluxo de Caixa Descontado.
Como fazer o Valuation na Venda de Empresas?
O valuation é uma prática muito importante, senão fundamental no processo de venda de uma empresa.
Sem ele, há o risco de que seja atribuído um valor exorbitante e fora da realidade, e assim os investidores se afastem fazendo com que não haja nenhum interessado pelo negócio.
Independentemente do método que será utilizado, algumas etapas básicas são imprescindíveis a princípio:
- Estimar o fluxo de caixa nos próximos períodos;
- Calcular possíveis oportunidades de investimento, como a bolsa ou poupança;
- Com base nos indicadores acima, definir qual será a taxa de desconto, com referência no risco da empresa;
- Trazer todos os resultados para o momento atual e somá-los.
Conclusão
No mundo dos negócios, as transações envolvendo venda e compra de empresas é comum e frequente.
E para que tudo ocorra como planejado e não haja prejuízos para nenhum dos participantes, saber o quanto a empresa vale é essencial.
Outro ponto é que sabendo o montante a ser investido e o quanto vale sua empresa, se torna mais fácil e justa a negociação da participação societária do investidor.
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